Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Emmerson José: Os batedores da fé

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 08:40

 - Atualizado há 3 anos

Uma idosa, já beirando os 70 anos, seguidora da fé e da bondade de Irmã Dulce, teve uma grande decepção ao sair domingo da solenidade de beatificação do Anjo Bom da Bahia. Voltando com a família, de carro, pela orla, quando passava pela área de Patamares, tomou um susto e ao mesmo tempo alimentou uma esperança. Quatro motoqueiros - neste caso não é motociclista - da Transalvador, fechavam os cruzamentos da via para abrir passagem para uma Van e um Voyage com sirenes ligadas. A senhora pegou seu crucifixo, começou a orar e pensou: “Deve ser o papa e esta turma de moto é a Guarda Suíça que se deslocou do Vaticano pra cá! Terei uma oportunidade única de vê-lo neste momento!”. Triste engano. A ilusão não durou muito.

Síndrome de papaO papa Bento XVI não veio para a beatificação e logo no mesmo instante do seu pensamento, a idosa percebeu a realidade. Os batedores - de bater mesmo - deram tapas no seu veículo para a comitiva passar. Dentro da Van, ninguém menos do que o prefeito João Henrique e sua equipe, segundo quem dirigia o veículo. Se comprovada a presença de João no carro, será um péssimo exemplo para o cidadão. Fechar vias, bater nos carros à frente e não enfrentar o trânsito como um cidadão pagador de impostos é uma atitude muito pouco democrática. A caravana passou, furando o engarrafamento, mas a idosa não perdeu sua fé. Segurou o crucifixo nas mãos e rezou. Rezou muito pelo povo, que é obrigado a passar por esses constrangimentos até em um dia de paz como o de domingo. É apenas o que resta a todos nós mesmo. Com a palavra, os envolvidos.

E a cidadania?Quando o povo cobra seus direitos e exige mobilização por parte dos governantes está exercendo a sua cidadania e isso é bom para todos, inclusive para quem está sendo cobrado. Ocorre que muitas das vezes a população grita, mobiliza os gestores públicos e os próprios moradores terminam não cumprindo o seu dever. É isso mesmo, o povo também tem que fazer a sua parte no processo. Quantas vezes assistimos manifestações por passarelas e depois flagramos alguns indivíduos arriscando a vida ao atravessar a pista sob o equipamento? Foi assim com a vacinação contra a meningite do tipo C. O povo cobrou do governo e milhares não compareceram aos postos para receber a vacina. O mesmo vem ocorrendo com a vacinação contra a gripe. Como o público alvo não aparece, vem sendo prorrogada sistematicamente. Simplesmente lamentável.

Curtas, mas podem crescer...Dois deputados federais se encontram na próxima sexta-feira, no Debate Fala Bahia, da Bahia FM (88,7). Daniel Almeida (PCdoB) e Lúcio Vieira Lima (PMDB) são os convidados do programa, que vai ao ar às 18h.

A nova versão do , maior portal de internet do estado, será lançada hoje, às 19h30, no Celebration Bahia, na Alameda das Cajazeiras, 410, Caminho das Árvores. Entre os presentes estará Gil Giardelli, especialista em inovação e web na era digital.

Moradores do Doron, em Narandiba, pedem à Sucom que mande uma equipe ao local para fiscalizar a sistemática invasão de área pública. Alguns espertinhos estão fazendo construções sem alvará e também ocupando espaços coletivos para transformar em garagem particular.