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Da Redação
Publicado em 31 de maio de 2013 às 03:28
- Atualizado há 3 anos
Kotler, o papa do marketing, cujos livros são obras de cabeceira de referências das melhores universidades do mundo, se esqueceu de dois Ps fundamentais na sua concepção de composto mercadológico, ou mix do marketing. Kotler identificou os 4 Ps que todos os que atuam na área decoraram como mantra da profissão: Os Ps de Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas, se Kotler residisse num pais subdesenvolvido e tivesse uma vivência de mercado mais suburbano, tenho certeza de que teria detectado e acrescentado na sua teoria dois Ps adicionais: Puta que Pariu. Que nada mais é do que a reação do consumidor quando, na prática, os quatro Ps da teoria original não funcionam.Kotler, que um dia foi considerado pelo Financial Times o quarto maior guru de negócios do mundo, tem mais de 20 livros publicados e ganha a vida fazendo palestras pelo mundo afora a preços ‘Proibitivos’. Destaquei de propósito a palavra para evidenciar a sua obsessão por Ps. A sua teoria dos 4 Ps faz sentido no pais em que nasceu (Estados Unidos) e no ambiente em que desenvolveu seus estudos (Chicago e Harvard), mas há uma distância abismal entre os 4Ps aplicados em empresas multinacionais como IBM, General Electric, Michelin, para citar algumas de suas consultorias, e uma rede de supermercados ou eletrodomésticos do Brasil, ou num outro patamar, um salão de beleza, por exemplo.Segundo o guru, a importância dos 4 Ps é permitir às organizações avaliar as ferramentas que estão sendo utilizadas e, assim, definir formas de atuação dentro de um plano estratégico. Tudo bem. Bonito de se ler. Então, vamos à realidade. Uma empresa que vende móveis. Trabalha bem o P de produto, são móveis finos, de acabamento apurado, design moderno; trabalha bem o P de praça, tem 20 lojas espalhadas por toda a cidade nas áreas de maior concentração de público e em vias de fluxo que permitem boa visibilidade da fachada e boa exposição da marca.Trabalha bem o P de promoção, com campanhas regulares na mídia e material complementar de Ponto de Venda, além de jornais de ofertas encartados nos jornais; Trabalha também com eficiência o P de preço, com programas de fidelização e venda facilitada no prazo e nas taxas de juros. Tudo perfeito. Então, o cidadão compra o guarda-roupa que era para receber na terça feira, assim prometeu o vendedor, mas recebe na segunda feira da semana seguinte. E era para ser montado no dia, mas o montador acordou com dor de barriga e, no dia seguinte foi o filho que adoeceu, só conseguiu montar uma semana depois.E então, num descuido da montagem, tirou uma lasquinha da gaveta, mas nada demais, não dá para ver a falha que é dentro do guarda-roupa, vai desculpando senhor. Acontece. Faltou apenas um parafuso, acontece também, não vai fazer falta. Tudo bem? Mais ou menos. O mix de marketing de Kotler, nesse caso, ampliou os fundamentos de Produto, Preço, Promoção e Praça para mais dois Ps adicionais, o Puta que Pariu do cliente. Que era eu mesmo. E que não compro mais na indita loja e já desaconselhei os familiares e amigos a não embarcarem nessa canoa furada. Ou será Peneira? Para não perder o P da história.>