Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Osmar Marrom Martins
Publicado em 7 de maio de 2025 às 11:24
A cantora Sarajane inaugura nesta quarta-feira (7), às 16h, a nova sede de sua ONG ACASA, na Rua do Taboão. Por muito tempo, a ONG desenvolve um trabalho de acolhimento e transformação de jovens carentes e de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade da área do Pelourinho e do entorno do Centro Histórico de Salvador. j
Jornalistas, artistas, representantes de órgãos municipais e estaduais, comerciantes locais e formadores de opinião conhecerão as instalações e os projetos educacionais, cursos de formação e capacitação profissional, ações de incentivo ao afroempreendedorismo e oficinas de arte.
Desde a sua fundação, em 1997, a organização sempre funcionou no bairro Santo Antônio Além do Carmo. “Quando criei a ONG, foi com o pensamento de dar dignidade à comunidade carente local. Foram anos de muito trabalho. Para manter as portas abertas, realizamos muitas ações e conseguimos atender mais de 20 mil jovens com cursos de balé clássico, artes plásticas, oficinas e feiras de artesanatos nas ruas e praças’, disse Sarajane, idealizadora da ACASA.
Com 28 anos de criação, a instituição quer avançar nos serviços que serão oferecidos nos dois prédios do seu novo endereço: no de número 38E, cursos e serviços para meninas e mulheres, atendimento jurídico gratuito e na área de saúde, inclusive para o público LGBTQIAPN+. Já o de número 36Z, o Centro de Cultura ACASA de Maria, onde serão realizados encontros, palestras e exposições.
As ações da organização sem fins lucrativos vão além de suas instalações internas. Em parceria com o comércio local, a ACASA estará desenvolvendo o projeto Taboão Ao Vivo. Para tanto, está buscando parcerias para revitalizar o Taboão com lazer e cultura, melhorias como a limpeza urbana, limpeza das fachadas das casas, condições dos calçadões e acessibilidade, entre outras ações. “Queremos transformar o Taboão”, disse Sarajane, idealizadora da ACASA.