Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quem é o percussionista baiano que tocou num evento promovido pelo Papa Francisco?

Ele se chama Everaldo Groove da Fé e mora há muitos anos em Roma

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 26 de abril de 2025 às 05:00

Everaldo e o Papa
Everaldo e o Papa Crédito: Arquivo Pessoal de Everaldo

Everaldo Santa Fé, também conhecido como Everaldo Groove da Fé, é um percussionista baiano que mora há muitos anos em Roma. Mas eu só o conheci em Paris, na Lavage de La Madeleine, depois que Carlinhos Brown começou a parceria com Robertinho Chaves. Nos últimos anos, ele participa da banda do Cacique do Candeal tocando percussão enquanto o anfitrião assume o microfone. Ele é um músico de confiança do artista.

Mas Everaldo é também uma espécie de segurança para outros artistas que vão se apresentar na Europa. Além de tocar, ele empresta alguns instrumentos e procura orientar os músicos que têm pouca familiaridade em outros países. Dentre todos os acontecimentos que ele participa no velho continente, o seu maior orgulho é ter tocado num evento promovido pelo papa Francisco. Ele teve o prazer de conhecer pessoalmente, fazer foto e ainda receber um presente do Santo Padre.

Everaldo cumprimeta o Paapa Francisco
Everaldo cumprimenta o Papa Francisco Crédito: Arquivo pessoal de Everaldo

Everaldo fez a revelação em conversa com o Baú do Marrom - direto da fila para dar o último adeus a Francisco. “Marrom, estou há quatro horas na fila e não sei que hora vai chegar minha vez. Mas tudo isso é pouco quando se trata desse Santo Homem que vai deixar muita saudade aos católicos do mundo inteiro, por sua humildade, suas ideias revolucionárias e o amor que ele tem pelo ser humano”.

E mais, prosseguiu Everaldo: “A maior lembrança daquele encontro foi a conversa com ele. Também guardo com muito carinho o Rosário que me deu. Assim que eu soube de sua morte me veiou uma tristeza enorme. Comecei a lembrar daquele encontro marcante, da figura do papa e da gentileza que ele teve com todos que participaram do evento, um dia que jamais vou esquecer”.

Eu então perguntei: “que evento foi esse?”.

Ele respondeu: “Como músico e percussionista fui convidado pelo Vaticano no dia 30 de novembro 2013 para levar, na procissão que reuniu católicos de toda América do Sul, um quadro da Madonna. Era a festa da juventude e naquela ocasião encontramos o papa Francisco. Depois que acabou o evento, ele veio falar com cada um de nós, sempre com um sorriso no rosto, mostrando seu lado humano. Isso me marcou para sempre”.

Mesmo morando fora há muito tempo, Everaldo sempre que pode vem a Salvador participar do Carnaval. Um dos momentos que mais o marcou foi na folia de 2006. Ele lembra: “toquei com o grande maestro Missinho Amorim no Pelourinho. Fiz 11 shows com ele em Salvador e no interior da Bahia. Foi bom demais, ele era muito talentoso. Tocava muito guitarra, cantava muito bom demais”, relembrou.

Outra tradição que ele mantém quando vem a Salvador é participar da Festa do Bonfim. “Eu gosto de subir a Coluna Sagrada. Agradecer por tudo a ele de coração. Senhor do Bonfim é pai de todos nós”, afirmou.

Amém Epá Babá Oxalá !!!