Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pergunte ao comandante: o avião perde força depois da decolagem?

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2017 às 14:07

 - Atualizado há 2 anos

Instantes após a decolagem, sinto que o avião perde força. É uma impressão ou acontece realmente? Por quê?Para a decolagem, o avião precisa de muito mais potência do que para subir para nível de cruzeiro. Dessa maneira, após a decolagem, geralmente entre 300m e 500m de altura, os pilotos reduzem a potência para um nível adequado àquela fase do voo. Isto é feito principalmente para reduzir o desgaste dos motores.

Por que os aviões têm diferentes cores de luzes nas asas?As luzes a que você se referiu são chamadas de luzes de navegação, e são posicionadas nas pontas das asas, sendo na asa esquerda vermelha e verde na direita. São diferentes para identificar a direção do avião. Se você vê somente a luz verde, o avião está da esquerda pra direita e assim sucessivamente.

Qual a importância da idade do avião na segurança de voo?Provavelmente, um avião feito hoje será mais seguro do que um similar feito há 30 anos. Um novíssimo Boeing 737-MAX, por exemplo, tende a ser uma tremenda evolução de projeto, se comparado a um 737-200, trazendo, obviamente, mais segurança. Mas se analisarmos somente o 737-200, tal avião, se tiver a manutenção feita regularmente e de acordo com as diretrizes do fabricante, terá um nível de segurança semelhante ao que tinha quando saiu da fábrica.

* Ricardo Oliveira é comandante