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Da Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 01:30
- Atualizado há 2 anos
Depende de alguns fatores. O primeiro é o tipo de avião a ser utilizado. Segundo é o peso deste avião, pois quanto mais pesado, mais combustível precisa. E o terceiro é o tráfego aéreo na rota, o tempo total de voo. Na aviação comercial, nós usamos quilos ao invés de litros, pois o volume varia conforme a temperatura. De uma maneira aproximada, em litros, eu diria que um Boeing 737-700 ou um Airbus A319, os aviões mais utilizados nesta rota, gastam 2500 litros de combustível.>
É comum o comandante alterar a rota para desviar de uma tempestade?>
Muito comum! Todos os aviadores prezam muito pela segurança e conforto dos passageiros, portanto, se houver mau tempo na rota, o voo é desviado para a melhor rota possivel. Para tal avaliação, utilizamos tanto o radar meteorológico à bordo quanto nossa própria visão, que pode ser muito útil durante o dia, quando as nuvens são perfeitamente visíveis.>
É possível compensar um atraso aumentando a velocidade do avião?>
Sim, porém não se anime muito. Se formos comparar uma velocidade normal de cruzeiro com a velocidade máxima de um jato comercial, a diferença não é tão grande. Portanto, sim, podemos diminuir um pouco o tempo, mas não mais do que uns 15 minutos em um voo de Fortaleza pra São Paulo, por exemplo, ainda que seja improvável que se faça, já que existe um gasto maior de combustível e, na grande maioria das vezes, o comandante prefere poupar este combustível e utilizar como reserva para um eventual imprevisto.>
Ricardo Oliveira é comandante>