Bahia leva três produções cinematográficas para festival de cinema mineiro

Festival de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, é um dos mais importantes do Brasil

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 09:09

Fabrício Boliveira Crédito: Divulgação 

Três produções audiovisuais baianas estão na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), que acontece até o dia 27 deste mês naquela charmosa cidade. Ao todo 145 filmes vindos de 20 estados brasileiros integram o festival. Da Bahia, os filmes selecionados são Not Dead, de Isaac Donato; Curacanga, de Mateus Di Mambro; e Antigona - Não Nasci pro Ódio, Nasci Pro Amor, de Fabricio Boliveira.

Fashion

Denise Berto e Luciana Mastique Crédito: Lucas Assis/Divulgação 

O número 501 da Rua Direita do Santo Antônio Além do Carmo vai ser a sede do evento de moda que vai unir três marcas de primeira linha: Sillas Filgueira, Lince e Somos Dua, de 25 a 28 de janeiro, das 12h às 18h. A Pop Up Store tem produção de Nyscia Pinheiro e Viviane Barreto. Ao longo dos quatro dias, o público será recebido pelos donos das marcas.

Sillas Filgueiras Crédito: Divulgação 

Meu nome é Gal

Modelo com adereço de Fabio Sande  Crédito: Lucas Assis - Divulgação 

Rita Barros, Regina Weckerle e Adriana Mota estão à frente da exposição de adereços do estilista, carnavalesco e aderecista baiano, Fabio Sande, marcada para hoje (23), a partir das 15h, na Su Misura, na Ladeira da Barra. As peças compõem a coleção Meu Nome é Gal e estarão à venda no mesmo espaço.

Palhaçada

O movimento cultural Palhaços do Rio Vermelho vai virar selo de festa com assinatura da Oquei Entretenimento, dos meninos Rafa e Rick Cal. São eles que estarão à frente da 1ª edição do Palhaços - A Festa, um evento que promete transformar o pós-desfile das ruas em um outro grande acontecimento, no próximo sábado (27), a partir das 18h, no Estacionamento da Vila Caramuru. A festa terá shows do cantor Faustão, do Bailinho de Quinta e os ritmos contagiantes da banda Batifun. A dupla de produtores (Rick e Rafa Cal) explica que o evento não é uma responsabilidade direta do movimento Palhaços do Rio Vermelho. “Há tempos percebemos o anseio do público em prolongar a diversão após o desfile. Então trouxemos a proposta de preencher essa lacuna e decidimos promover a festa com a chancela do movimento cultural dos Palhaços. Vale ressalta que o evento não é de responsabilidade deles, mas uma extensão da festa que vem atender a uma antiga demanda do”, Rick Cal.

Academia & Arte

Carol Sousa  Crédito: Divulgação 

A empresária e artista visual Carol Sousa não para de movimentar a sua Villa Forma. O espaço, que inclui academia de ginástica, sala de aulas e tatame coletivo, dentre outras coisas, agora conta com uma galeria de arte, a Villa Art, que nesta quarta-feira (24), das 17h às 21h, promove o Vernissage Temporada I, reunindo obras de 16 de artistas visuais. Angeluci Preta, Marisa Vianna, Elano Passos, Peu Caldas, Giácomo Mancini e a própria dona do espaço, são alguns dos talentosos criadores da cena artística local.

Festival de Verão I

Iza vai cantar com Liniker Crédito: Divulgação 

Iza deu um spoiler do show que fará no Festival de Verão, no momento em que chamará a cantora Liniker ao palco. A artista não revelou a música, mas garantiu que uma das três canções que cantarão juntas será um hit de Stevie Wonder. As outras duas escolhidas serão uma do repertório de cada deles.

Festival de Verão II

A TIM inicia o calendário festivo em 2024 pela Bahia. A operadora renovou o patrocínio com o Festival de Verão Salvador, que acontece nos dias 27 e 28 de janeiro. O evento, segundo a diretora de Advertising e Branding da empresa, Camila Ribeiro, é o pontapé inicial da plataforma de música da operadora este ano. No Parque de Exposições, estão previstos ativações tecnológicas e reforço nas redes 4G e 5G com sete estações, totalizando cerca de 40 antenas.

Festival de Verão III

Uran Rodrigues  Crédito: Viny Soares - Divulgação

Ainda sobre o Festival de Verão, o agitador cultural, Uran Rodrigues está no time de Relações Públicas do evento. A missão do baiano, que há mais de 15 anos movimenta a cena cultural e de entretenimento, é levar mais diversidade e negritude para o FV. “Uma honra fazer parte desse projeto que acompanho há tantos anos e de ter a oportunidade de levar o meu povo preto e “todes” aqueles que possuem um papel importante na sociedade. Gente que movimenta e faz acontecer.” comemora o Idealizador e curador de O Pente, movimento de fortalecimento da cena artística preta e apresentador do programa Tela Preta, no Youtube .

Collab

Peça de Mahina e Alberto Pitta  Crédito: Matheus Thierry / Divulgação 

O artista plástico e fundador do Cortejo Afro, Alberto Pitta, e a marca baiana Mahina, realizam no próximo dia 31, no bairro do Santo Antônio, o desfile de lançamento de Deságua, a nova coleção de moda praia. Inspirada nas águas, a coleção evoca a presença divina de Iemanjá e Oxum, e é composta por três estampas criadas por Pitta.