Documentário enaltece a nova cena musical baiana

A Bahia Me Fez Assim é uma produção da Janela do Mundo e tem direção de Sérgio Machado

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 05:00

O cineasta Sérgio Machado passou toda a última semana trancado no estúdio da produtora Macaco Gordo, em Pernambués, filmando um novo documentário que será exibido em meados do próximo ano pelo canal Curta. A Bahia Me Fez Assim é uma produção da Janela do Mundo e registra o processo criativo de artistas da nova cena musical baiana durante encontros inusitados entre novos e veteranos que juntos produzem uma música de um compositor baiano que vai de Xisto Bahia a Letieres Leite. 

Sergio Machado posa com As Ganhadeiras de Itapoan e assitentes Crédito: Divulgação 

Cast

As filmagens aconteceram no estúdio da produtora e contou com as participações do Ilê Aiyê, que dividiu uma canção de João Gilberto com Tiganá Santana; Larissa Luz que gravou com o Attooxxa, As Ganhadeiras de Itapuã com Yayá Muxima; Raquel Reis com Iuri Passos; Rumpilezz e Rumpilezzinho e Xênia França com Melly.

Time

Sérgio Machado, ainda está celebrando a venda dos direitos de exibição do seu primeiro e inédito filme de animação Arca de Noé para 40 países, não esconde a alegria de ter participado do projeto. “Foram encontros incríveis. Está lindo, lindo, você vai ver!”, exalta o baiano. Para realizar o filme, Machado se cercou de uma superequipe de profissionais como Rodrigo Carvalho (Cidade de Deus) na direção de fotografia; Alê Siqueira na direção musical; Marcelo Magalhães na cenografia, dentre outros.

Multifacetada

Larissa Luz  Crédito: Divulgação 

Por falar em Larissa Luz, a baiana que deixou o elenco do Saia Justa (GNT) para focar mais na sua carreira musical está se dedicando gravação do seu novo álbum e preparando a turnê de lançamento. Nesta nova fase, a artista também planeja explorar mais a vertente atriz que já lhe deu muitas alegrias como o musical Elza. Atualmente a artista está na série documental Resistência Negra, do Globoplay, e no próximo ano poderá ser vista no aguardado filme Evidências que tem como protagonistas Fabio Porchat e Sandy.

Reencontro

Loudovic, Catherine e Jana Moullin Crédito: Divulgação 

Loudovic Moullin, diretor geral do Centro de Convenções Salvador (CCS), recebeu convidados, na última quarta feira (13), para celebrar os resultados de 2023 e anunciar os eventos previstos para o próximo ano. “Já são 140 entre confirmados e em negociação”, afirmou o executivo que comemorou ainda a visita da mãe Catherine Moullin, que veio especialmente da França para prestigiar o filho e curtir as netas.

Olho vivo 

Matheus L8 Crédito: Autoretrato

O multiartista Matheus L8, vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Questões Históricas, já trabalha em outro projeto envolvendo a temática da série premiada. Em 2024, a atmosfera do Dois de Julho e das Caretas do Mingau (manifestação tradicional de Saubara, no Recôncavo), será destaque do videoclipe Maria Felipa, de XAUIM, como o artista assina seu trabalho musical que homenageia também outras mulheres negras anônimas que contribuíram para as batalhas de independência do Brasil na Bahia.

Cena clipe de Maria Felipa Crédito: Matheus L8 

Do bem

O artista plástico Elano Passos criou duas artes que fazem referências à infância para ilustrar o prato da campanha de Natal do Shopping Paralela, com imagens de passeio de bicicleta no Farol da Barra e de pessoas soltando pipa. Todo lucro da campanha, que vai até o próximo dia 24, será revertido para o Hospital Martagão Gesteira.

Em alta

Salvador é o destino nacional mais procurado para viagens no Natal deste ano, enquanto Recife é o mais buscado para o Ano Novo. Quem garante é a Decolar – empresa virtual de viagens que diz ter analisado a preferência dos clientes para viagens de fim de ano.

Bilíngue

O dramaturgo e ator baiano, André Luís Silva, que atualmente vive em Montreal, no Canadá, lança no próximo dia 6 de janeiro, na cidade canadense, a obra bilíngue All About Lambs, Razors and Dandelions, versão inglês da peça teatral Sobre Cordeiros, Navalhas e Dentes-de-Leão, ainda inédita em terras baianas. A dramaturgia - que em 2017 foi finalista do Concurso Nacional Seleção Brasil em Cena, promovido pelo CCBB - será lançada pela editora independente Be Bold Books.