Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Muncab será reaberto com exposição Um Defeito de Cor

A mostra, que esteve no Rio até o mês passado, reúne mais de 400 obras que contam a história do povo negro no Brasil

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 05:00

Obra da artista baiana Nadia Taquary integra a exposição  Crédito: Divulgação 

A Prefeitura de Salvador está preparando uma grande exposição para inaugurar a primeira etapa do Museu Nacional de Cultura Afro-brasileira, o Muncab. Um Defeito de Cor, inspirada no livro homônimo da escritora Ana Maria Gonçalves, será aberta no próximo dia 6 de novembro. A exposição, que esteve em cartaz até o mês passado no Museu de Arte do Rio de Janeiro, com enorme sucesso, reúne mais de 400 obras que contam a história do povo negro no Brasil.

A vernissage integra a programação de reabertura do Muncab que firmou parceria com a Prefeitura de Salvador que destinou R$ 15 milhões para a compra de acervo e conclusão das obras do espaço de exibições. O museu, que é um dos maiores da América Latina sobre a cultura afrodiaspórica, fica na Rua das Vassouras, em um dos prédios mais belos do Centro Histórico.

O Muncab realizou sua primeira exposição, intitulada O Benin Está Vivo e Ainda Lá, em 2009, quando ainda estava em obras. A mostra, que foi vista por mais de 10 mil pessoas, teve a curadoria de Emanuel Araújo, que tinha planos de tornar o museu uma referência cultural no cenário afro-brasileiro, o que acabou não acontecendo por falta de incentivo do poder público. O museu, que é uma iniciativa da AMAFRO (Associação dos Amigos da Cultura Afro-Brasileira) reúne um importante acervo de obras relacionadas com a ancestralidade e a contemporaneidade africanas.

Tá novo

A Academia de Letras da Bahia (ALB) concluiu o restauro dos painéis de azulejo do Solar Góes Calmon. O projeto de recuperação dos nove painéis, que será apresentado ao público em solenidade a ser realizada no dia 8 de novembro, às 16h, foi executado depois de ser contemplado com o Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural. Vale destacar com as peças são manifestações da produção artística portuguesa no Brasil do século XVIII.

Festa das letras

Cachoeira, no Recôncavo Baiano, se prepara para a realizar, de 26 e 29 de outubro, a 11ª edição da sua Festa Literária Internacional (Flica), considerado um dos mais importantes eventos de literatura do Norte e Nordeste. Com o tema Poéticas Afro-indígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a feira contará mais uma vez com a participação da editora baiana Solisluna que ocupará a Casa da Irmandade de Nossa Senhora da Ajuda, um prédio histórico e belíssimo, onde será realizada uma exposição do acervo da editora, como parte dos seus 30 anos.

Ação do Bem

A partir de agora, toda última quarta-feira do mês será de solidariedade nas 10 unidades da rede Mariposa que promoverá o Pix Day, iniciativa que visa ajuda instituições beneficentes da cidade, escolhidas mensalmente. Neste dia os clientes serão estimulados a contribuir diretamente com as organizações, enquanto a rede se compromete a doar 6% das vendas desse dia para a causa.

Olho na ONU

Roberta Föppel mediará painel  Crédito: Divulgação 

Salvador vai sediar o 1º Fórum Baiano de Direito das Cidades, no dia 30 de novembro, na Pupileira, no bairro de Nazaré, reunindo empresários, advogados, gestores e agentes políticos de todo o país. O primeiro painel, que acontecerá às 14h, terá como tema Agenda 2030 da ONU e sua aplicação nos Planos Diretores, e contará com a participação dos advogados Mariana Chiesa, Vítor Carvalho Pinto e Bernardo Romano, com moderação da advogada Roberta Föppel. O evento é uma realização da Associação Comercial da Bahia.

Moda

Luciano Santana e  Márcia Costa Crédito: Divulgação 

A recém-nascida marca Aboyê foi selecionada pela Fashion for Future, programa de formação e conteúdo de moda sediado em Milão, como uma das cinco grifes revelação. Assinada pelo estilista Luciano Santana e pela designer, Márcia Costa, a marca, que tem sua identidade ancorada em técnicas manuais, trabalha com peças feitas em parceria com cooperativas de mulheres rendeiras e outras. A coleção de estreia, batizada de DesataNó, traz a simbologia de abertura de caminhos.

Cine na Ilha

Maria Maya grava cena em rua de Itaparica Crédito: Divulgação 

O elenco do filme Melodia do Amor, da diretora Ana Cavazzana, desembarcou na Ilha de Itaparica neste final de semana para as gravações do longa-metragem produzido pela Cine Arts, produtora baiana que tem no currículo mais de 30 projetos audiovisuais para cinema, TV e streaming, em parceria com a Prefeitura de Itaparica, que está à frente da Itaparica Film Commission, uma iniciativa que visa transformar o município em um polo cinematográfico. Dentre os atores que estiveram gravando cenas nas locações estão Maria Maya e Alexandre Barillari. Já a equipe técnica, formada por 25 profissionais, foi toda formada na ilha pelas oficinas oferecidas pelo projeto da prefeitura.