Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Parte das 68 ambulâncias entregues a 66 municípios baianos pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último dia 8 foi comprada com emendas parlamentares impositivas destinadas por 14 ex-deputados estaduais a seus redutos eleitorais. Entre eles, sete integrantes da bancada de oposição até 2022: Paulo Câmara (PSDB), Carlos Ubaldino (PDT), David Rios (União Brasil) e Josafá Marinho (Patriotas), que não conseguiram renovar os mandatos; Dal (União Brasil), Capitão Alden (PL) e Leo Prates (PDT), que se elegeram deputados federais . A informação consta no painel relativo à distribuição de emendas disponibilizado no portal de transparência da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).
Lei do silêncio
As ambulâncias do tipo van, adquiridas junto à Toyota do Brasil, foram entregues em solenidade protagonizada por Jerônimo, da qual ex-deputados que tiveram fatias contempladas no novo lote de veículos sequer foram convidados a participar e nem puderam capitalizar politicamente os louros pela compra.
Fora do baralho
A Satélite entrou em contato com três ex-deputados estaduais que constam na lista de beneficiários das emendas relativas à aquisição de ambulâncias este ano - Paulo Câmara, Leo Prates e Dal. Todos demonstraram surpresa ao saber que tiveram os nomes incluídos e garantiram que não foram comunicados pelo governo sobre o pagamento dos recursos solicitados por eles. Os demais ex-parlamentares da relação pertenciam à base aliada ao Palácio de Ondina: Alan Castro (PV), Aderbal Caldas (PP), Alex Lima (PSB), Marcelino Galo (PT), Rogerinho Andrade (PSD), Jurandy Oliveira (PSB) e Mirela Macedo, que embora esteja hoje no União Brasil, era do PSD.
Grilagem de cota
Líderes da bancada de oposição na Assembleia Legislativa desconfiam de que municípios para os quais os ex-deputados do bloco indicaram como destinatários ficaram fora da lista do governador. "Não lembro agora para que cidade apresentei emenda de ambulância, mas só há três: Cristópolis, Tancredo Neves e Itapetinga", disse Paulo Câmara. Contudo, nenhuma delas foi beneficiada. Ao mesmo tempo, há deputados sem emenda contemplada, mas que assumiram a paternidade pela entrega do veículo.
Tropa de choque
Aos poucos, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) vai ganhando apoio interno e externo para repetir a dobradinha com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) na corrida pelo Palácio Thomé de Souza ano que vem. O pedido feito pessoalmente a Bruno Reis na última quinta-feira pelo ministro da Previdência e principal cacique pedetista, Carlos Lupi, fortalece a tese encampada por alguns aliados próximos ao prefeito de que Ana Paula deveria permanecer onde está.
Volta ao início
Com a troca de comando no Ministério dos Portos e Aeroportos, que migrou para as mãos do Republicanos, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) voltou à estaca zero na tentativa de acomodar o ex-presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) Antonio Carlos Tramm no governo Lula.
"No ferry, o aumento foi de 6,43%. Nos pedágios da Linha Verde e da BA-093, o governo reajustou o valor em 8,72% e 16,9%. No transporte intermunicipal, 12,9%, mesmo índice dos metropolitanos"