Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Satélite: Oposição e lideranças do PT iniciam ofensiva antes do início oficial das eleições

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 7 de janeiro de 2016 às 07:25

 - Atualizado há 3 anos

Em uma operação articulada diretamente pelo núcleo político do Palácio de Ondina, parlamentares da oposição na Câmara de Salvador e lideranças do PT com atuação na capital deflagraram uma ofensiva para tentar desgastar a imagem do prefeito ACM Neto (DEM) antes do início oficial das eleições. Desde o início do ano, a ordem é aumentar a carga de críticas ao democrata e atacar, sem trégua, qualquer ação da prefeitura. Nos primeiros dias de janeiro, os alvos prioritários são o Carnaval e as obras de requalificação da orla. Com a tática, os cardeais petistas esperam reduzir a popularidade de Neto, na esperança de evitar que ele seja reeleito no primeiro turno e imponha uma derrota expressiva aos candidatos patrocinados pelo governo do estado.

Medalha de bronzeO petista Rui Costa obteve o terceiro lugar no ranking dos governadores com os maiores índices de aprovação, segundo o novo levantamento feito pelo Instituto Paraná com base em pesquisas realizadas ano passado em 13 estados. No total, 59,5% dos baianos entrevistados avaliaram positivamente o governo Rui. Outros 33,6% desaprovaram a gestão e 6,9% não opinaram. Em primeiro e segundo, estão Renan Filho (PMDB), de Alagoas, e Raimundo Colombo (PSD), de Santa Catarina, com 67,5% e 64,4% de aprovação, respectivamente. Mais quatro governadores ficaram acima dos 50% - Camilo Santana (PT), do Ceará; Fernando Pimentel (PT), de Minas; Marconi Perillo (PSDB), de Goiás; e Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo.

No fim da tabelaJá o pódio dos governadores com os mais baixos percentuais de aprovação é encabeçado pelo paranaense Beto Richa (PSDB), que obteve apenas 24,4% de avaliação positiva. Colado nele, com 27,9%, está Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, seguido pelo gaúcho Ivo Sartori (PMDB), com 35,9%. Ainda de acordo com o Instituto Paraná, três governantes ficaram abaixo da média. O pernambucano Paulo Câmara (PSB), o paraense Simão Jatene (PSDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB), do Distrito Federal, que atingiram a faixa dos 40%. Em todas as pesquisas que embasaram o ranking, foram ouvidos de 1.280 a 1.690 eleitores, com margem de erro entre 2,5% e 3%.

Manhas do doutorO ex-vereador Sandoval Guimarães (PMDB), um dos parlamentares da velha guarda da Câmara que não conseguiu se reeleger em 2012, usou um artifício para driblar a proibição de propaganda eleitoral antecipada: espalhou faixas em espaços privados do Rio Vermelho, incluindo a fachada do sobrado onde mora, com o slogan “O doutor está de volta”. Médico ortopedista, Guimarães utilizava o epíteto de Doutor do Povo em suas campanhas. Tradição na secaJá o pódio dos governadores com os mais baixos percentuais de aprovação é encabeçado pelo paranaense Beto Richa (PSDB), que obteve apenas 24,4% de avaliação positiva. Colado nele, com 27,9%, está Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, seguido pelo gaúcho Ivo Sartori (PMDB), com 35,9%. Ainda de acordo com o Instituto Paraná, três governantes ficaram abaixo da média. O pernambucano Paulo Câmara (PSB), o paraense Simão Jatene (PSDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB), do Distrito Federal, que atingiram a faixa dos 40%. Em todas as pesquisas que embasaram o ranking, foram ouvidos de 1.280 a 1.690 eleitores, com margem de erro entre 2,5% e 3%.Parece que as pessoas estão à espera de uma grande notícia, um coelho na cartola, mas não tem coelho na cartolaJaques Wagner (PT), ministro da Casa Civil, ao dizer que o Planalto não prepara ‘soluções mágicas’ contra a crise

Pílula*A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) assumiu a liderança da bancada de oposição na Câmara de Salvador. Ela substitui Luiz Carlos Suíca (PT) no posto.