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Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2022 às 17:33
Duas marcas com DNA baiano estão participando da coleção Identidades, que será lançada nesta terça-feira (4) pelo Instituto C&A, em parceria com a C&A Brasil. A Dendezeiro, criada por Hisan Silva e Pedro Batalha, e a Isaac Silva Brand, da estilista baiana nascida em Barreiras e radicada em São Paulo, participam da iniciativa assinada por estilistas negros e indígenas, que tem como premissa a celebração da brasilidade na moda. Além da Dendezeiro e da Isaac Silva Brand, as marcas Nalimo e KF Branding foram unidas pelo projeto a quatro afro-empreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias e estão entre 12 selecionados da segunda edição do Afrolab Moda by Instituto C&A, realizada este ano pelo Instituto em conjunto com a PretaHub: Azulerde, Tropicana, Adajo Aworan e Ímpar Ateliê.>
Cada uma das quatro duplas produziu looks e acessórios com temas específicos: a Isaac Silva Brand e a Tropicana inspiraram-se na escritora Maria Carolina de Jesus; enquanto a Nalimo e a Ímpar Ateliê uniram-se em uma criação que teve como base as mulheres originárias de Abya Yala (como o continente é chamado na língua do povo Kuna, ameríndios do Panamá e noroeste da Colômbia).>
Já a Dendezeiro e a Azulerde pensaram em produzir looks agêneros, inclusivos e com modelagens inteligentes que se adequassem a todos os tipos de corpos; e a KF Branding e a Adajo Aworan apostaram na releitura dos best sellers da marca encabeçada por Kel Ferey com aplicações ecossustentáveis características das joias da Adajo.>
“O projeto Identidades é o principal resultado das inquietações e oportunidades que eu vivenciei e observei ao longo da minha trajetória profissional. Ele foi pensado para atender dois grandes objetivos: o primeiro é a democratização do acesso a marcas autorais lideradas por pessoas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas, sejam pautadas por questões raciais, territoriais ou culturais e crenças; o segundo é oferecer para elas a visibilidade e novas possibilidades, que é a essência do nosso trabalho”, explica Gustavo Narciso, ativista corporativo e Diretor Executivo do Instituto C&A. >
Trazendo as marcas Dendezeiro, Isaac Silva Brand, Nalimo e KF Branding para assinar uma coleção exclusiva na C&A, além de quatro afroempreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias, Gustavo Narciso vem fortalecendo a presença da diversidade dentro de espaços corporativos.>
Sempre atento ao Brasil plural, Gustavo Narciso destaca a importância de colocar luz e investimentos em marcas e ações que promovam transformações sociais com olhar especial às minorias. >
“Para além do olhar cuidadoso das raízes do Brasil como inspiração, estas marcas prezam pela transparência de sua cadeia de valor, sustentabilidade e diversidade. Amplificar essas mensagens para os consumidores da C&A foi um dos caminhos que encontrei para que esses resultados pudessem fazer sentido a todas as partes. Contudo, eu não queria que fosse uma simples Collab como a C&A e todo o mercado faz. Com ela, arquitetei símbolos e outros impactos laterais que esse consumo fosse simbolizar”, explica.>