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Da Redação
Publicado em 14 de agosto de 2024 às 09:06
A Doritos e a Fundação PepsiCo lançam o edital Impacto Black com um investimento de R$ 1 milhão para apoiar organizações lideradas por pessoas pretas. A iniciativa, em parceria com o Instituto Feira Preta, tem como objetivo promover a equidade racial e apoiar empreendedores negros, oferecendo financiamento, treinamentos e capacitação.>
As inscrições para o programa são gratuitas e válidas para todo o Brasil e poderão ser realizadas até 19 de agosto (às 17h59, horário de Brasília) pela plataforma Prosas. >
Ao realizar a inscrição, a organização deve apresentar um plano resumido de como o recurso vai impulsionar a sua atuação considerando sua estratégia, principais objetivos e desafios do contexto e território.>
A iniciativa contará com a colaboração do Instituto Feira Preta, que utilizará sua metodologia Afrolab para fortalecer essas organizações. O apoio da PepsiCo visa promover mudanças significativas e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.>
“Historicamente as empresas têm uma disparidade de contratação de pessoas brancas versus negras como reflexo da sociedade em que vivemos. Diante deste cenário e, como nós acreditamos muito na equidade e no poder que as empresas possuem de mover essa agenda, esperamos com essa iniciativa promover mudança e inspirar nossos colaboradores assim como outras empresas", destaca Cecilia Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Brasil e Latam.>
O projeto Impacto Black selecionará 10 organizações que atuam em território brasileiro e desempenham papel crucial na promoção de pessoas pretas e comunidades em situação de vulnerabilidade. >
As organizações selecionadas receberão aporte financeiro, treinamentos e capacitação. Além disso, suas respectivas lideranças participarão de uma trilha de desenvolvimento institucional e pessoal por meio de um programa de mentoria com duração de um ano e que será ministrado por especialistas.>
O Instituto Feira Preta será responsável pela avaliação das inscrições, organização do programa e além disso colocará a serviço das organizações toda a expertise no fortalecimento de organizações sociais negras através da sua metodologia Afrolab, um ciclo formativo com foco no fortalecimento institucional, a partir do aprofundamento nas seguintes temáticas: desenvolvimento pessoal & liderança, teoria da mudança, governança, cultura & pessoas, estratégias de comunicação, estratégias de mobilização de recursos, transformação digital e gestão financeira. O resultado do projeto será divulgado em outubro.>
Diversidade e inclusão>
Desde 2017, Doritos já fez doações e investimentos que somam mais de R$ 3,5 milhões pela diversidade e equidade no Brasil. “Doritos celebra esses movimentos empoderando as narrativas dos empreendedores e de todas as pessoas que fazem parte dessa construção dando ainda mais visibilidade, investimento e foco para o recorte racial que já ocorre em suas campanhas e iniciativas”, explica Cecília Dias.>
Critérios para participar do projeto Impacto Black>
● Ser uma organização da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos, coletivos);>
● Estar ativo e formalizado (registrado como pessoa jurídica sem fins lucrativos) há pelo menos um ano;>
● A organização deve ser, necessariamente, fundada ou liderada por pessoas pretas;>
● A diretoria deve ter, pelo menos, 50% de pessoas pretas conforme a autodeclaração étnico-racial, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).>
“A mensagem principal que queremos transmitir é que Impacto Black é mais do que uma iniciativa; é uma parte fundamental da nossa identidade e de nosso compromisso com um futuro mais inclusivo e igualitário” completa Cecilia Dias. >
A meta no Brasil, por exemplo, é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até 2025 e, no final de 2023, o programa de trainees da companhia, NextGen, abriu inscrições exclusivas para pessoas pretas e pardas. Atualmente, 28% das pessoas pretas ocupam cargos de liderança na empresa.>