ETERNO

Pelé ganha estátua onde marcou seu primeiro gol, em Santo André

A estátua fica no Parque Antônio Fláquer, chamado popularmente por Ipiranguinha, no município do Grande ABC Paulista

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 5 de abril de 2024 às 11:56

Estátua de Pelé
Estátua de Pelé Crédito: Guilherme Greghi/Santos FC

Pelé recebeu mais uma merecida homenagem nesta quinta-feira. Uma estátua do Rei do Futebol foi inaugurada em Santo André, próximo de onde o maior jogador de todos os tempos fez o primeiro dos seus mais de mil gols na carreira. O momento histórico foi em 1956, quando ele tinha apenas 15 anos.

A estátua fica no Parque Antônio Fláquer, chamado popularmente por Ipiranguinha, no município do Grande ABC Paulista. O local é de frente para onde ficava o campo em que ocorreu o amistoso entre Corinthians de Santo André e Santos, em comemoração aos 134 anos da Independência do Brasil, em 1956.

Eram 30 minutos do segundo tempo quando o jovem ainda chamado pelo apelido de "Gasolina" entrou em campo. Seis minutos depois, o rapaz marcou o sexto gol do Santos, na goleada por 7 a 1. O estádio da partida, o Américo Guazelli, não existe mais. "Gasolina" virou "Pelé" e conquistou o mundo pelo Brasil três vezes e os brasileiros tantas outras até 29 de dezembro de 2022, quando morreu, aos 82 anos.

A cerimônia de inauguração contou com torcedores e ídolos santistas e ex-companheiros de Pelé, como Pepe e Manoel Maria. O primeiro é o segundo maior artilheiro do Santos com 403 gols, 688 a menos que os 1.091 de Pelé pelo clube. "Muito merecida. Pelé sempre ficará na nossa memória. Fiz questão de participar, com muito orgulho", disse o ex-jogador.

A homenagem faz parte das comemorações de aniversário de 471 anos de Santo André. A estátua foi doada ao município por empresas da cidade e confeccionada pelos artistas plásticos Fabiano Lopes e Marilda Dib, com resina e pó de mármore. Pesa 170 quilos e possui 2,73 metros de altura, incluindo a base.

Pelé tem outros monumentos em sua homenagem, como a Casa Pelé, réplica da casa onde o jogador viveu até os três anos, em Três Corações (MG). A cidade natal do Rei também tem uma estátua que mostra a imagem de Pelé dando um soco no ar, tradicional comemoração do ex-jogador, na rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte. Na capital paulista, há um busto de Pelé no estádio da Rua Javari, do Juventus, na Mooca, onde o camisa 10 do Santos marcou o que é chamado de o gol mais bonito de sua carreira.