Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Leão venceu apenas dois jogos em casa; já foram oito derrotas, seis no seu estádio e duas na Fonte Nova
Bruno Queiroz
Publicado em 18 de setembro de 2017 às 12:15
- Atualizado há um ano
Santos, Vasco, Grêmio, Chapecoense, Avaí e São Paulo. O que esses times têm em comum? Todos venceram o Vitória no Barradão na atual Série A. Até mesmo quando foi respirar novos ares, nos dois jogos em que mandou na Fonte Nova, o Leão foi derrotado por Corinthians e Coritiba. Oito derrotas, três empates e só dois triunfos em 13 partidas em casa. Estes são os números do pior mandante do campeonato. A última derrota foi para o São Paulo, por 2x1, no domingo (17).
Com nove pontos conquistados de 39 possíveis, o aproveitamento do Leão em casa é de apenas 23%. Até o Atlético Goianiense, que se enraizou na lanterna do Brasileirão, pontuou mais nos seus domínios: 12, em 12 jogos (33%).
O adversário pode estar na parte de cima ou de baixo da tabela, pode ser um grande clube ou um sem tanta expressão. O fato é que a péssima campanha do rubro-negro em casa pode custar caro ao final da temporada. O Vitória é o vice-lanterna do campeonato, com 26 pontos.
Só para traçar um breve comparativo e mostrar o quão ruim é a campanha, no ano passado o Vitória terminou a Série A na 16ª posição, com 45 pontos, e foi o quarto pior mandante, tendo vencido só oito e empatado quatro jogos em casa - 28 pontos. Como restam apenas seis confrontos em Salvador este ano, o rubro-negro pode apenas igualar o número de vitórias do ano anterior, caso vença todas as partidas. Alcançar os mesmos 28 pontos de 2016 nem é mais possível, já que precisaria de 19, sendo que há apenas 18 em disputa. O pior mandante do ano passado foi o Santa Cruz, que somou 23 pontos, com sete triunfos e dois empates. Acabou rebaixado.
Para ser um pouco melhor do que foi o Santa, o Vitória tem que vencer cinco dos seis jogos que ainda tem em casa (alcançaria 24 pontos). Ou ganhar quatro e empatar dois para igualar o aproveitamento do time pernambucano.
Por incrível que pareça, o alento para a torcida rubro-negra seguir acreditando na permanência do time na primeira divisão é o desempenho como visitante. Dos 14 jogos que ainda fará, oito serão fora de casa, onde o Leão tem a quarta melhor campanha. Disputou 11 partidas, venceu cinco, empatou duas e perdeu quatro, o que resulta em um aproveitamento de 51,5%.
Veja abaixo os 14 jogos restantes do Vitória no Brasileirão. O próximo é domingo (24), contra o Atlético Mineiro, às 19h, no Independência, em Belo Horizonte.