Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Declaração retificadora online do IR está disponível, diz Receita Federal

Com a retificação, o contribuinte tem o nome retirado da malha fina no dia seguinte

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2009 às 17:02

 - Atualizado há 2 anos

A Secretaria da Receita Federal confirmou que a declaração retificadora online do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já está disponível para os contribuintes. Com esta nova possibilidade, as pessoas não precisam mais baixar o programa do IR e nem o Receitanet (de envio do documento) para retificar as declarações. Basta fazer as alterações na própria da Receita Federal. Segundo a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal do órgão, Maria Helena Cotta Cardozo, ao efetuar sua retificação online da declaração de Imposto de Renda, o contribuinte tem seu nome retirado da malha fina do Fisco no dia seguinte ao procedimento. A retificação online só vale para o IR 2009 e 2008 e para quem fez a declaração completa.

Código de acesso A declaração retificadora online está dentro dos serviços prestados pela Receita no chamado 'extrato do Imposto de Renda', que foi disponilizado em junho deste ano pelo órgão.A consulta ao extrato, e a retificação online, serão disponibilizados por meio da utilização do chamado 'código de acesso' ou certificação digital. Para obter o código de acesso, os contribuintes deverão informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2008 e de 2009. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.

Após obter o código de acesso, o contribuinte poderá acessar o extrato do IR (e verificar eventuais pendências na declaração) e, depois, fazer a retificação online das declarações. No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas, além de poder identificar eventuais problemas no depósito de sua restituição. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR, ou outras pendências com a Receita Federal ou Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. (Com informações do G1)