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Mortalidade das empresas está diretamente ligada a falta de planejamento; veja como montar plano de negócio

Um bom planejamento ajuda a descomplicar o negócio e permitir que o empresário tenha vantagem no que produz, além de permitir uma boa implementação com segurança

  • Foto do(a) author(a) Kivia Souza
  • Kivia Souza

Publicado em 8 de abril de 2016 às 06:11

 - Atualizado há 3 anos

Começar um negócio sem estudar o local, o produto e, principalmente, a clientela são erros comuns associados ao fim prematuro das empresas. Segundo Franklin Santos, diretor de atendimento no Sebrae Bahia, um dos grandes pontos para a mortalidade dos negócios é a falta de planejamento. Para ele, conhecer o ambiente onde o futuro empresário quer atuar é essencial para dar o primeiro passo e se inserir no mercado.Faça download do documento e saiba como se planejar (Foto: Divulgação)"A gente tem uma tendência a achar que planejamento é uma coisa complexa, mas não é e pode ser feito de forma simples", defende. Franklin explica que antes de abrir o negócio, o empreendedor deve entender o mercado, quem é o cliente que ele quer atender e saber até mesmo quem são os concorrentes. "Ele precisa se perguntar: 'o que tem de bom ou ruim e o que vou levar de interessante dele?'. Pensar como vai neutralizar o concorrente e se tornar diferente" diz.

Além disso, quem quer abrir um negócio deve buscar conhecer os fornecedores ideais para atender a sua atividade e entender o tamanho do mercado, para não produzir mais que a procura. "Precisa saber, por exemplo, se dá pra montar uma loja de charutos onde há público de uma faixa de renda que compraria esse produto. Somente entendendo o mercado é que será possível saber como se comportar e ver as lacunas que esse ambiente tem", defende Franklin.

Plano de negóciosQuando se fala em plano de negócios as pessoas costumam pensar em algo inacessível, complicado ou um bicho de sete cabeças. Mas Franklin simplifica e diz que se trata, nada mais, nada menos, que um roteiro a ser seguido. "Não é o fato de existir no papel e sim sobre coisas que deveria se pensar. Só esse planejamento é que vai mostrar as vantagens e desvantagens diante do mercado e como aproveitar essas oportunidades, além de abrir espaço para a diferenciação", avalia.

O objetivo do planejamento é descomplicar o negócio e permitir que o empresário tenha vantagem no que produz, além de permitir uma boa implementação com segurança. Para facilitar a vida dos empreendedores, o Sebrae Nacional criou um documento para quem quer se planejar, antes de se jogar de cabeça, e usar como modelo em sua empresa.

Faça download do documento e saiba como se planejar

Taxa de sobrevivência das empresasA taxa média de sobrevivência das empresas nas capitais é de 72%, contra 76% na média nacional. Os dados são da última Pesquisa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, de 2013, baseada em negócios abertos em 2007 e que tinham dois anos de vida. De acordo com o estudo, apesar de fatores sazonais, as características relacionadas aos empresários podem ser determinantes: o planejamento prévio à abertura, a gestão do negócio e a atitude empreendedora. Além disso, o ambiente no qual a empresa está inserida também é um fator relacionado à sobrevivência.

De acordo com a pesquisa, a maior diferença entre a média estadual e a da capital foi verificada na Bahia. Enquanto a taxa de sobrevivência de empresas é de 70% em todo o estado, em Salvador chega a 57%. Outro exemplo é o estado de Pernambuco, que tem uma taxa de sobrevivência próxima a 67%, enquanto em Recife a taxa de sobrevivência é de 55%.

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