Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Jordan Bezerra
Publicado em 29 de maio de 2017 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Namorar e trabalhar são duas atividades que exigem dedicação e equilíbrio emocional. Quando um casal trabalha na mesma empresa é necessário prestar atenção para que nem o relacionamento nem o desempenho no trabalho sejam comprometidos. O tema não é tratado em nenhuma legislação, mas algumas empresas, em seus regimentos internos, proíbem que namorados ou cônjuges façam parte do mesmo time corporativo.>
“O local de trabalho é um ambiente social que pode gerar relações amorosas, principalmente porque ali as pessoas compartilham de gostos pessoais e aspirações semelhantes”, explica o psicólogo e terapeuta de casais Rodrigo Bastos. >
Para manter o relacionamento e o trabalho em harmonia, Bastos orienta que o casal converse bastante e resolva os problemas típicos de um relacionamento amoroso em casa, pois deixar questões em aberto acaba gerando tensões no trabalho. “Trabalhar junto pode fazer um casal se conhecer melhor e estimular trocas e experiências profissionais”, esclarece. Por outro lado, segue, o casal que troca carinhos ou discute o relacionamento na empresa pode sofrer advertências e até demissão por justa causa. >
Espaço delimitado>
A estudante Yasmin Guimarães, 20 anos, conheceu o marido na loja de roupas em que trabalhava. O rapaz era o gerente e eles inicialmente optaram por manter a relação em segredo para não gerar boatos de favoritismo. “Eu tratava ele de fato como meu chefe, com linguagem formal, e ele também fazia cobranças quando necessário. Isso ajudou a delimitar os espaços, no trabalho não tinha nem clima para falar de relacionamento”, contou. >
Segundo Tatiana Ferraz, diretora de Núcleos Regionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o casal precisa estar atento ao regimento interno da empresa e deixar claro que a relação existe. “Não é a empresa que tem que descobrir, é o casal que precisa contar. Alguns lugares não permitem ou tomam medidas como transferência de setor”. Tatiana alerta, ainda, sobre as fofocas que a situação pode gerar, fator que prejudica tanto o desempenho profissional quanto a relação amorosa.>
Apesar do posicionamento de determinadas organizações, não existe nenhuma lei que proíba namorados na mesma empresa. Em 2014, a rede de lojas Renner e o supermercado Walmart foram condenados a pagar indenizações de R$ 30 mil por demitir funcionários que possuíam relações amorosas. >
“Se a empresa tiver alguma política interna que impossibilite esse tipo de relação, o trabalhador deve ser informado. No entanto, a CLT garante que o empregador não pode interferir na vida pessoal do empregado”, diz a advogada trabalhista Juliane Dias.Como namorar no trabalho sem arriscar o emprego e a relação >
Regras Saiba se as regras da empresa permitem casais assumidos no ambiente. Observe se existem outros casos ou até tire dúvidas com o RH. Prioridades Jamais pare seu trabalho para resolver assuntos do relacionamento e evite falar do emprego nos momentos íntimos do casal. >
Fofocas Casais no mesmo ambiente de trabalho geram boatos sobre favoritismo e ciúmes, o que pode gerar complicações maiores. >
Hierarquia Independente da relação intima, as hierarquias devem ser respeitadas. Um chefe deve ser tratado como um chefe, sem brincadeiras exageradas ou informalidade.>
Parceria O casal pode se ajudar fora da empresa com conselhos e dicas sobre como melhorar o desempenho no trabalho ou ideias criativas.>
Desempenho Caso a relação esteja afete o desempenho de uma das partes no emprego, o casal deve começar a cogitar a transferência de setor ou unidade. >
Intimidade Jamais realize demonstrações de carinho no ambiente de trabalho, como beijos, abraços intensos, ou apelidos particulares.>
Desgaste A vida pessoal afeta o desempenho no trabalho. Um casal que trabalha junto pode evitar brigas e desgastes para que ambos tenham boas performances no emprego. >
Exposição Se os colegas conhecerem o casal, evite conversar sobre assuntos pessoais, inclusive em programas fora da empresa. >
Favoritismo Privilégios de horário, folgas ou distribuição de atividades jamais devem ser concedidos. Todos os funcionários devem ser tratados da mesma forma.>