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Cansou de pagar aluguel? CORREIO mostra o passo a passo para quem quer comprar imóvel

Conheça nessa reportagem todos os caminhos que envolvem a compra de um imóvel indicando o passo a passo que você deve seguir

  • Foto do(a) author(a) Jorge Gauthier
  • Jorge Gauthier

Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 18:11

 - Atualizado há 3 anos

A professora Claudia Santos, 57 anos, sempre fugiu de burocracia. Mas, no final do ano passado, quando decidiu comprar seu primeiro imóvel se deparou em um caminho longo de trâmites burocráticos e muitos documentos. “Fiquei perdida sem saber o que fazer. Foram quase cinco meses para resolver todas burocracias”, explica. Assim como Claudia muita gente passa por uma maratona para comprar a casa própria.  Pensando nisso, o CORREIO mostra nessa reportagem todos os caminhos que envolvem a compra de um imóvel indicando o passo a passo que você deve seguir. Nesse ‘jogo’ para conquistar a casa tem que ter habilidade - e paciência - para passar pelos trâmites burocráticos. “Infelizmente não tem como fugir da burocracia de coletar documentos e passar impostos. O jeito é ter paciência”, diz Claudio Santana, corretor de imóveis.Ano passado, só de imóveis novos, segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado  Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), foram 7,4 mil unidades vendidas  em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana.“Como são muitos detalhes é sempre bom ter a companhia de um advogado para dar uma olhada nos contratos na compra de um imóvel. O auxílio de um corretor também é sempre bem-vindo para assessorar o comprador em cada passo do processo”, argumenta Nilson Sarti, presidente da Ademi-BA.Cuidados Corretor e proprietário de imobiliária, José Alberto de Vasconcelos explica que é fundamental que antes de começar a  pensar nos documentos é fundamental que o comprador pense em datalhes o planejamento da sua compra. “Desde o momento inicial é preciso pensar no planejamento da compra em todos os processos. A pessoa que vai fazer um financiamento, por exemplo, não pode ter nenhuma restrição nos órgãos de proteção ao crédito”, destaca Santana. O comprador de um imóvel precisa se preparar financeiramente para pagar as taxas que envolvem a aquisição do bem. O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis - 9ª região (Creci-BA), José Alberto de Vasconcelos, explica que o comprador deve ter em reserva  pelo menos  5% do valor do imóvel para pagar as taxas. “A maior delas é para o pagamento do Imposto de Transmissão Inter Vivos, o ITIV, que é de 3% do valor do imóvel, em média”, explica Vasconcelos. O  vice-presidente do Creci-BA destaca ainda que, no caso da contratação de um corretor, o valor a ser pago pela consultoria e orientação imobiliária varia pelo tipo de imóvel que está sendo comprado. “Hoje um corretor de imóveis é muito mais do que uma pessoa que apenas mostra os apartamentos. Ele funciona como um consultor da venda e auxilia também no entendimento dos contratos e explicações das taxas e outras burocracias que envolvem a compra”, destaca.Para imóveis usados, o corretor deve receber, no mínimo, 5% do valor da venda. Já nos imóveis novos, o percentual é de 3,5% para a imobiliária. Desses, 1,5% é a comissão do corretor do valor da compra. Ou seja, juntando o valor pago com taxas de impostos, documentos e com o corretor, o valor que o comprador deve ter reservado é de pelo menos 10% do valor do imóvel. Importante: nada disso pode ser parcelado. O representante do Creci alerta, porém, que o comprador deve checar os dados do corretor que está prestando a assistência imobiliária. PARA CHEGAR EM CASA1º etapa: Trace suas necessidades com relação aoimóvel que você quer comprar.Estabeleça dentro do seu orçamento quanto você  pretende e pode pagar, além do bairro ou região que pretende morar2ª etapa: Comece a fazer a busca pelo imóvel dentro do que você pretendeu. Pesquise em jornais, revistas, anúncios em sites especializados. Faça uma lista com os telefones, endereços e preços de cada imóvel que despertou seu interesse. Com isso, você terá a noção do valor que está sendo cobrado pelos imóveis na região que você pretende comprar3ª etapa: Passe a visitar os imóveis pelos quais você se interessou. Importante visitar a casa ou apartamento em vários momentos do dia para que possa ter noção da vizinhança. Converse comos vizinhos, porteiros e pessoas próximas do imóvel. Nesse momento, avalie o estado do imóvel no que diz respeito às condições físicas4ª etapa: Escolha o imóvel que você vai querer comprar e faça uma proposta de compra para a pessoa que está vendendo5ª etapa: Muitas pessoas dão um sinal (algumpercentual em dinheiro) para segurar a compra. Essa entrega de valor deve ser registrada em cartório. Se você tiver contando coma ajuda de um corretor de imóveis, o que é aconselhado nessa situação, é importante que você se certifique como Creci-BA se o corretor está cadastrado no conselho6ª etapa: Começa aqui a fase de documentação que é de responsabilidade do comprador procurar. O primeiro documento necessário é a certidão de ônus do imóvel que precisa ser retirada nos cartórios de registro de imóveis. Nesse documento consta a situação do imóvel e se ele está apto para venda ou se, por exemplo, for instrumento de alguma contestação judicial. Cada bairro de Salvador possui um cartório de imóvel correspondente7ª etapa: Você precisa solicitar da pessoa que está te vendendo as chamadas certidões  negativas dela. Ou seja, o vendedor deve apresentar documento comprovando que não está envolvido em nenhum processo judicial nos âmbitos estadual e federal. Isso pode ser feito em qualquer posto do SAC8ª etapa: O comprador deve ir na Secretaria da Fazenda, de posse do número do IPTU do imóvel, consultar se há algum débito do imóvel na prefeitura. Isso também pode ser apresentado pelovendedor do imóvel9ª etapa: O vendedor do imóvel deve apresentar uma certidão de quitação de débitos do condomínio onde a casa ou apartamento se localiza10ª etapa: Ideal nesse momento fazer um pré-contrato de compra e venda do imóvel onde deve constar a forma e valores de pagamento. Importante registrá-lo em cartório11ª etapa: Na Secretaria da Fazenda deve ser emitida a guia para pagamento do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) além de dois Documentos de Arrecadação Judiciária (DAJs) para liberação da realização daescritura e do registro de  imóvel. Tudo isso pode ser pago em qualquer banco12ª etapa (apenas para quem vai financiar o pagamento comum banco): Se você for financiar deve ir no banco para avaliar sua situação de crédito. Se você puder fazer o financiamento, a instituição financeira vaiencaminhar um engenheiro para avaliar o imóvel. Depois disso, o banco faz umcontrato particular - nesse caso não é lavrada a escritura - que tem efeitos legais para garantir a compra.  Importante: O ITIV só deve ser pago depois da avaliação do banco13ª etapa: Em qualquer cartório de notas deve ser  lavrada a escritura do imóvel. Deve-se levar documentos pessoais e dos pagamentos do ITIV e DAJs em cópia e originais14ª etapa: Coma escritura pronta ou ocontrato do banco, se o imóvel foifinanciado, o comprador e o vendedordevem se dirigir ao cartório de registro deimóveis da região de localização do imóvelpara ser feito o registro da compra15ª etapa: Depois do registrovocê já pode receber as chaves do imóvel e iniciar o processo de mudança