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Donaldson Gomes
Publicado em 24 de março de 2019 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Construído numa cidade fundada muito em função das condições de navegação propriciadas pela Baía de Todos os Santos, o Porto de Salvador pode voltar ao seu apogeu. Pelo menos estes são os planos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Ancorada no conceito de porto-cidade, a autoridade portuária federal aqui na Bahia pretende desenvolver as vocações do porto para a movimentação de contêineres, determinadas cargas gerais, como grãos e celulose, e ajudar a fortalecer o turismo na capital por meio do seu terminal de passageiros. >
“Nós somos muito felizes em relação ao Porto de Salvador porque apesar de estar no centro da cidade, possui um acesso terrestre privilegiado através da Via Expressa”, destaca o presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale. Para ele, os acessos terrestre e marítimo, somados a investimentos na ampliação dos terminais, vão permitir a implantação de um hub port em Salvador – um superporto que vai funcionar como um distribuidor de cargas para todo o país. >
A capacidade de movimentação de contêineres no Porto de Salvador deve aumentar quase 10 vezes nos próximos anos. Para alcançar o status de super porto devem ser somadas as obras de ampliação do Terminal Salvador (Tecon), que já estão adiantadas, e a criação de um novo terminal do tipo, ainda no plano das ideias. Juntos, os dois equipamentos irão garantir disponibilidade para movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.>
Prevista para ser concluída em 18 meses, a ampliação do Tecon, operado pelo Grupo Wilson Sons, irá permitir que o terminal mais do que dobre a sua capacidade de movimentação. No ano passado, foram movimentados 203.979 contêineres, mas com a ampliação a capacidade passará a ser de 715 mil. Segundo a diretora comercial da empresa, Patrícia Iglesias, a principal melhoria está na construção de 423 metros de berço de atracação.>
“Isso vai permitir que a gente tenha um cais linear de 800 metros, com 17 metros de calado [profundidade]. Contamos com estrutura e equipamento, acessibilidade rodoviária e marítima para o recebimento dos navios e daquilo que vem por terra”, explica Patrícia. “Dentro das oportunidades que projetamos lá na frente, o momento é de captar maior volume da área de influencia do Porto de Salvador e proporcionar também uma melhoria continua aos atuais movimentadores de carga”, completa.>
Ao todo foram investidos R$ 390 milhões - mais da metade do volume de recursos aplicados no terminal desde 2000, ano em que o Tecon ganhou a concessão para operar o porto. “Com esta ampliação queremos captar volumes, principalmente, de estados da região Centro Oeste, do Norte de Minas Gerais, de Espírito Santo, Tocantins e Sergipe”, ressalta a executiva. >
Posição superior A ideia de um super porto se consolidaria com o projeto do novo terminal de contêiner, que operaria em paralelo ao Tecon. Apresentado pelo diretor-executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, o conceito prevê a construção de um novo espaço com capacidade para movimentar 1,4 milhões de contêineres, além da operação como terminal de transbordo.>
“O porto de Salvador é uma mina de ouro, que nós não estamos sabendo explorar. A nossa provocação é essa. A Bahia precisa pensar grande, do tamanho do seu estado e da sua economia”, afirma Paulo Villa, que estima investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para tirar o projeto do papel até 2022. >
O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia - Oportunidades de Outorgas foi uma realização do CORREIO e Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e UItracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Fieb, Usuport, Associação Comercial da Bahia e Contermas.>
Perfil>
Principais produtos Os principais produtos movimentados são trigo, celulose, manganês, fertilizantes e contêineres.>
Acesso marítimo O canal de acesso possui um comprimento de 2,2 quilômetros, uma largura mínima de 200 metros e profundidade mínima de 15 metros. Á área destinada a manobras das embarcações soma 700 metros. >
Proteção Possui uma proteção lateral (molhe) de 920 metros de extensão e uma proteção frontal (quebra-mar) com 1,1 mil metros. >
Cais O Porto de Salvador possui 2 mil metros de cais contínuo, dividido em dois trechos. O cais comercial possui 1,4 mil metros e é dedicado a cargas gerais, granéis sólidos e passageiros, enquanto o Tecon Salvador conta com 615 metros dedicados à movimentação de contêineres. >
Retroárea pública Possui seis armazéns para a armazenagem de granéis sólidos ou cargas gerais. O pátio para a recepção de cargas diversas é de 8,6 mil metros quadrados. >
Área do Tecon Um pátio com 118 mil m² e um armazém de 4 mil m² de pallets, além de um pátio da empresa Intermarítima, com 12,6 mil m², para contêineres. >
Acesso terrestre Possui ligação direta com a BR-324 através da Via Expressa Baía de Todos os Santos, que tem uma extensão de 4,3 quilôme- tros, com dez faixas de trânsito, sendo seis para o tráfego urbano e quatro dedicadas ao transporte de cargas. Tem capacidade para 3,5 mil veículos de carga por dia e 60 mil de outros tipos.>