Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Estudantes da rede pública terão inscrição automática no Enem

Isenção da taxa de inscrição também está garantida para esses alunos

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Yan Inácio

  • Agência Brasil

Publicado em 23 de maio de 2025 às 16:47

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal
Prova voltará a emitir certificados de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estudantes da rede pública que concluem o ensino médio em 2025 serão automaticamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais nesta quinta-feira (22).

As inscrições do Enem abrem em 29 de maio e vão até 6 de junho e devem ser feitas na Página do Participante, no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para alunos de escolas públicas será necessário apenas confirmar a inscrição e escolher a opção por inglês ou espanhol nas provas de línguas.

Exame voltará a emitir certificado do ensino médio

Camilo Santana também anunciou que participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica voltarão a obter a certificação no ensino médio.

Até 2016, o Enem podia também ser usado para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, os participantes precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Em 2017, o MEC decidiu que o exame serviria apenas como prova de seleção para o ensino superior.

Desde então, em substituição, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com edições anuais, foi adotado pelo governo federal como prova oficial para atestar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O bom desempenho no Encceja resulta na obtenção da certificação.