Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Incêndio no Comércio faz prédio desabar e fecha faculdade

Chamas foram registradas desde a noite da quarta-feira (16)

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 17 de julho de 2025 às 07:37

Faculdade ficou sem aulas
Faculdade ficou sem aulas Crédito: Wendel de Novais/CORREIO

O incêndio que atinge quatro prédios no bairro do Comércio, em Salvador, desde a noite da quarta-feira (16) provoca grandes estragos do local. Os principais deles são o desabamento do Edifício Lâmpada, onde as chamas começaram, e o fechamento do prédio que abriga o Campus Comércio da Unijorge, onde há aulas de graduação presencial, semipresencial e à distância.

Não há confirmação se a estrutura do prédio da universidade foi afetado até o momento, mas a edificação foi interditada por fazer fundo com os prédios atingidos pelo problema. Até às 7h30, os funcionários não puderam abrir o local que, temporariamente, tem aulas suspensas por conta do ocorrido.

Engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Antônio Figueiredo conta que as chamas começaram pouco antes da meia noite. “Começou no prédio da Lâmpada na parte de cima e o fogo se alastrou por toda a estrutura de madeira. Por conta do fogo, a estrutura, inclusive, registrou um desabamento. Em seguida, passou para o Edifício Pernambuco e, por fim, passou para dois prédios na parte do fundo”, explica o engenheiro.

Incêndio no Comércio por Wendel de Novais/CORREIO

Além da Codesal, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal (GCM) acompanham a situação. Os outros três prédios afetados são uma edificação que abriga a loja Só Utilidades e o Edifício Sílio Pedreira, além de um prédio ao laod esquerdo, sem nome. Os dois, inclusive, apresentam muita fumaça e estalos referente às chamas que são registradas no local. Sobre a faculdade, em específico, Antônio Figueiredo afirma que precisa haver uma fiscalização no local.

“Funcionava uma faculdade até ontem, mas hoje já não sabemos se vai funcionar novamente. É preciso avaliar direito se houve impacto e se a estrutura está segura”, completa ele. O Corpo de Bombeiros segue no local tentando conter as chamas.