Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Água estraga? Saiba por que as garrafas de água vêm acompanhadas de data de validade

Mitos e verdades do prazo no rótulo das embalagens de água mineral: descubra como garantir a qualidade da sua bebida

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 4 de julho de 2025 às 05:30

O erro comum ao guardar água engarrafada pode afetar sua saúde
O erro comum ao guardar água engarrafada pode afetar sua saúde Crédito: Freepik

Pode parecer um paradoxo, mas a água engarrafada tem sim um prazo de validade. Entretanto, essa data no rótulo não significa que a água pura estraga. Segundo especialistas, ela indica o tempo em que a embalagem consegue preservar o líquido.

A água que vem de aquíferos subterrâneos é naturalmente protegida e não envelhece. O risco de contaminação surge após o engarrafamento. Uma vedação imperfeita, por exemplo, pode expor a água a bactérias presentes no ar.

Mais relevante do que a data de vencimento é como a água é armazenada. Se guardada corretamente, a água vencida não causará problemas de saúde. Ela poderá apenas apresentar pequenas alterações sensoriais.

Fazer exercícios regularmente e ingerir a quantidade adequada de água são ações que ajudam a prevenir a trombose (Imagem: Inside Creative House | Shutterstock) por Imagem: Inside Creative House | Shutterstock

Entenda a validade no rótulo

A água engarrafada é sensível a contaminações externas. Temperaturas acima de 35 °C podem acelerar a multiplicação de bactérias naturais, mudando o cheiro e o sabor da água, a validade existe para prevenir esses problemas.

O tipo da embalagem influencia diretamente na validade. O vidro, por sua capacidade de isolar melhor o conteúdo, oferece maior proteção e um prazo de validade estendido em comparação com os diversos tipos de plástico.

O calor é o grande inimigo da água engarrafada, especialmente quando falamos de plástico. Altas temperaturas aceleram a quebra de ligações químicas, levando à migração de substâncias da embalagem para a água.

Fenóis, como o bisfenol, são compostos que podem ser liberados do plástico quando aquecido. Essas substâncias se acumulam no organismo ao longo do tempo, e são alvo de preocupação em produtos de consumo.

Armazenamento correto

Manter as garrafas em local fresco, arejado e protegido do sol direto é a melhor prática. Letícia Zocarato, engenheira química, explica ao portal dos Conselhos Regionais de Química que isso garante a água segura por muito tempo.

Mesmo embalagens de vidro e latas não estão livres de problemas se expostas ao calor extremo. A água, ao evaporar e condensar na tampa plástica ou no revestimento interno, pode ser contaminada.

Nunca beba água de uma garrafa que ficou aberta no carro. O calor libera substâncias tóxicas do plástico. Além disso, microrganismos e saliva aumentam o risco de contaminação cruzada.

Usar garrafas térmicas é uma opção para manter a água na temperatura ideal. Troque o liquido frequentemente e opte por marcas responsáveis.