Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Atriz de Euphoria: saiba quem é Sydney Sweeney envolvida em polêmica com jeans e filiação a Trump

Atriz já foi indicada a dois grammys e está envolvida em polêmicas apontadas por internautas

  • F
  • Felipe Sena

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 16:58

Entenda polêmica
Entenda polêmica Crédito: Reprodução | Instagram

Indicada a dois grammys e conhecida por viver Cassie em “Euphoria”, ou Olivia em “The White Lotus”, a atriz Sydney Sweeney, de 26 anos, está envolvida em uma polêmica levantada pelos usuários das redes sociais por causa de preconceito racial envolvendo campanha de calça jeans, além de suposta filiação ao partido Republicanos, o mesmo que o atual presidente dos EUA, Donald Trump.

Sydney Sweeney por Reprodução | Instagram

Em julho deste ano, a atriz, que também é produtora, participou de uma campanha da marca de jeans American Eagle. No vídeo da propaganda, a atriz aparece explicando que os “genes são transmitidos de pais para filhos”, o que biologicamente muitas vezes determina fatores como cor do cabelo, cor dos olhos e até personalidade.

Na propaganda, Sweeney explica que seus “jeans são azuis”, uma cor clássica. A frase brinca com a semelhança entre a sonoridade das palavras “genes” (DNA) e “jeans” (calça). No entanto, mais do que a propaganda, mas o aceite de participação na propaganda pela artista não pegou nada bem nas redes sociais.

A frase foi criticada por, de acordo com usuários, fazer alusão à eugenia, teoria pseudocientífica que defende a “melhora” genética da população através da reprodução seletiva, reproduzindo uma visão eurocêntrica e racista sobre beleza.

De acordo com uma reportagem da BCC News Brasil,de 2017, a eugenia que remonta à Inglaterra vitoriana, por volta de 1800, foi muito difundida a partir de 1910. Assim o termo se tornou algo “familiar”, chegando a aparecer em jornais, rádios e filmes.

Usuários do X, antigo Twitter, chegaram a afirmar que Sweeney é filiada ao Partido Republicano, desde junho de 2024, mesmo período em que Donald Trump reassumiu a presidência dos EUA.

O que os usuários estão fazendo é ligar pontos, com base em teorias, e associar a narrativa estética da propaganda da marca de jeans com o alinhamento político da atriz, pois o Partido Republicando, liderado por Donald Trump representa a direita conservadora no país.

De acordo com o G1, Donal Trump não sabia da filiação de Sweeney, mas elogiou o anúncio publicitário. A atriz nem a American Eagle se pronunciaram.