Adaptação de 'Avenida Brasil' estreia na Turquia com o nome de 'Leyla'; veja cenas

Série é fruto de um acordo inédito entre a Globo e a Ay Yapim, principal produtora de novelas turcas

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 20:31

A novela Avenida Brasil ganhou uma versão turca. E não é só a dublagem. A produção completa, fruto de um acordo inédito entre a Globo e a Ay Yapim, estreou nesta quarta (11) na Turquia. Lá, o grande sucesso de João Emanuel Carneiro virou série e se chama “Leyla”.

Tudo indica que a produção turca fez tanto sucesso quanto Avenida foi no Brasil. A atriz mirim Melisa Duru Ünal, de 9 anos, que interpreta o mesmo papel vivido por Mel Maia, foi aclamada pela atuação. "Com essa performance extraordinária, a pequena estrela atirou pedras nos grandes", disse a jornalista Birsen Altuntaş.

A atriz mirim Melisa Duru Ünal, de 9 anos, que interpreta o mesmo papel vivido por Mel Maia, foi aclamada pela atuação Crédito: Reprodução Bluesky

A brasileira Adriana Esteves, a eterna Carminha, já avisou que vai acompanhar a série. “A personagem foi um divisor de águas. Vou assistir à versão turca, sim. Gosto das tramas turcas, novelas e séries. Vou ver e torcer por eles. A história de Avenida Brasil é ótima.”

Adriana Esteves no papel de Carminha e Mel Maia vivendo Rita, posteriormente Nina Crédito: Divulgação/TV Globo

Adaptação

"Leyla" terá a mesma história de sucesso da novela. Na adaptação, Leyla (Cemre Baysel), que na versão brasileira era a personagem Nina, interpretada por Débora Falabella, tem uma reviravolta em sua vida quando perde seu pai em um acidente e é deixada em um lixão por sua madrasta, Nur (Gonca Vuslateri), que na versão brasileira era vivida por Adriana Esteves. Anos depois, Leyla retorna em busca de vingança.

O capítulo final de Avenida Brasil foi um dos maiores fenômenos de audiência da TV brasileira dos últimos anos. O sucesso atraiu a atenção de alguns dos principais veículos estrangeiros. À época, o The Guardian, importante jornal britânico, destacou a mudança de agenda da presidente Dilma Rousseff para não coincidir com o último capítulo da novela.

Veja o trailer: