Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Comer couve diariamente blinda seu corpo contra danos e envelhecimento precoce

Conheça o segredo verde para combater inflamações e o estresse oxidativo.

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 19:07

Conheça o segredo verde para combater inflamações e o estresse oxidativo.
Conheça o segredo verde para combater inflamações e o estresse oxidativo. Crédito: Imagem gerada por IA

A couve-manteiga, uma folha verde de sabor marcante, transcende seu papel culinário habitual. Repleta de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes poderosos, ela se consagra como uma aliada imprescindível para a saúde integral do corpo. Seu consumo regular traz muitos benefícios.

Essa verdura completa oferece uma riqueza de nutrientes essenciais, agindo como uma verdadeira "farmácia natural" em seu prato. Assim, ao incorporar a couve-manteiga em sua dieta, você fortalece ativamente sua imunidade e auxilia na eliminação de toxinas do organismo de forma eficaz.

Couve por Shutterstock

Presente em sucos, refogados ou saladas, a couve fornece compostos bioativos, vitaminas e minerais que atuam sinergicamente. Desse modo, ela combate o estresse oxidativo e processos inflamatórios crônicos, contribuindo para a prevenção de diversas doenças. É um escudo natural.

Ação anti-inflamatória comprovada

A couve-manteiga destaca-se por ser uma rica fonte de compostos fenólicos e glicosinolatos. Conforme reportado pelo jornal Correio braziliense, esses fitoquímicos exercem uma potente ação anti-inflamatória, modulando a resposta do corpo e reduzindo inflamações crônicas. Isso é vital para a saúde.

Estudos publicados no Journal of Food Science evidenciam que o sulforafano, derivado dos glicosinolatos, ativa enzimas hepáticas. Essas enzimas auxiliam ativamente na desintoxicação do organismo, promovendo uma limpeza profunda e protegendo suas células contra o acúmulo de substâncias nocivas.

Antioxidantes poderosos para suas células

Além da vitamina C, a couve contém carotenoides e flavonoides como a quercetina e o kaempferol. Esses antioxidantes combatem eficientemente os radicais livres, protegendo as células do estresse oxidativo. Consequentemente, o consumo regular ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e do corpo.

O jornal afirma que o consumo frequente de couve fortalece as defesas do organismo de maneira significativa. Isso pode reduzir o risco de danos celulares e de doenças relacionadas à oxidação. É um investimento simples e saboroso na longevidade e vitalidade de suas células.

Benefícios para ossos e digestão

Muitos não sabem, mas a couve-manteiga é uma das melhores fontes vegetais de cálcio e vitamina K. Estes nutrientes são cruciais para a saúde óssea. Enquanto o cálcio garante a estrutura, a vitamina K participa ativamente da síntese de proteínas que regulam a mineralização óssea, fortalecendo-os.

Sua alta concentração de fibras também favorece a regularidade intestinal, aliviando desconfortos digestivos. Para usufruir de todos os benefícios, experimente a couve crua, refogada ou em sucos. Uma dica prática é refogar com alho e azeite para realçar seu sabor e nutrientes.