Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maria Raquel Brito
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 10:00
Rugas e cabelos brancos no horário nobre da TV. Quanto poder tem ligar a televisão e ver na tela alguém que te lembre que está tudo bem envelhecer? Uma pesquisa feita pela empresa de suplementos alimentares Vhita descobriu a resposta. De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira (20), 40% das pessoas se inspiram em famosos acima dos 40 anos que discutem o envelhecimento, seja na TV ou nas redes sociais. >
Entre os nomes mais mencionados quando o estudo questionou os respondentes acerca das figuras públicas que mais os influenciam, alguns dominaram. Foi o caso das atrizes Cláudia Raia (48% das respostas) e Fernanda Montenegro (45%), as que mais apareceram na pesquisa. Atrás delas, vinham a apresentadora Xuxa (44%) e as também atrizes Alessandra Negrini, Glória Pires e Susana Vieira, todas com 42% das menções. Também aparecem nas respostas Paolla Oliveira e Ana Maria Braga.>
Entre os homens, dois nomes marcaram presença na maioria das respostas, ambos atores: Tony Ramos, citado por 26% dos entrevistados, e Ary Fontoura, por 22%.>
Celebridades que mais influenciam os brasileiros
Foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. As pessoas que participaram da pesquisa podiam apontar o nome que quisessem e, de um total de cerca de 500 respostas, 303 nomes diferentes foram citados ao longo do levantamento.>
“Parte do imaginário popular dos brasileiros, estamos falando de celebridades +40 que inspiram, no geral, por encararem a própria idade positivamente, mostrando que é possível envelhecer com alto astral, energia e qualidade de vida”, comenta Bárbara Cino, nutricionista da Vhita. A nutricionista reforça que esse é o propósito do novo podcast da Vhita, ‘Pod Nessa Idade?’, em que a atriz e apresentadora Carolina Ferraz traz dicas de bem-estar e longevidade para mulheres maduras ao lado de profissionais e especialistas. >
Para entender o real impacto das celebridades quando o assunto é o envelhecimento, ao longo da pesquisa, uma das curiosidades da Vhita girou em torno do papel social das figuras públicas acerca do tema. >
Para a maioria dos ouvidos pela marca, o grande trunfo das figuras públicas está em duas coisas: de um lado, no poder de inspirar hábitos de vida melhores (73%) e, de outro, no de mostrar como é possível envelhecer com naturalidade (65%), fazendo as pazes com os sinais e limitações dessa fase da vida. >
Já 44% dos respondentes disseram que essas celebridades são fundamentais, hoje, para discutir o etarismo nos diferentes contextos sociais, apontando para mudanças na forma como questões de idade são abordadas no trabalho, mídia, linguagem e dia a dia em sociedade.>
Isso é evidente quando 7 em cada 10 respondentes (68%) dizem que passaram a se exercitar com mais regularidade por influência de algum famoso ou famosa. Além disso, 61% começaram a se preocupar com o que ingerem diariamente pelo mesmo motivo, e 60% afirmaram ter começado a cuidar da pele com mais ênfase depois de ver ou ouvir celebridades falando sobre o assunto.>