Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ex-Globo relembra sucesso em novela e explica por que deixou a TV aos 14 anos

Ex-ator mirim revela bastidores na Globo, fala sobre afastamento da carreira artística e novo projeto sobre infância na televisão

  • Foto do(a) author(a) Heider Sacramento
  • Heider Sacramento

Publicado em 24 de maio de 2025 às 10:16

Eduardo Caldas fez sucesso nos anos 1990 Crédito: Reprodução

O ex-ator mirim Eduardo Caldas, que fez sucesso nos anos 1990, voltou a aparecer na TV com a reprise da novela Quatro por Quatro, atualmente em exibição no Canal Viva. Em entrevista à colunista Anna Luiza Santiago, da Coluna Play do jornal O Globo, ele relembrou a participação na trama e revelou os motivos que o levaram a deixar a atuação ainda na adolescência.

Na novela de Carlos Lombardi, exibida originalmente em 1994, Eduardo interpretou Dinho, conhecido como Animal, personagem que surgiu após ajustes na história. “Eu não participei desde o início. Entrei quando fizeram ajustes para estender a novela, já que a substituta não estava pronta”, contou à colunista. “Foi bacana porque tive a chance de reeditar a parceria com Tatyane Goulart, com quem trabalhei pela primeira vez em Felicidade. Também atuei com Marcello Novaes, que se tornou meu maior parceiro na TV.”

Aos 14 anos, Caldas decidiu encerrar a carreira como ator. Para se afastar da fama, passou a usar outro nome artístico — Eduardo Albuquerque, seu sobrenome de família — e se dedicou aos bastidores do audiovisual. “Chegou um momento em que eu não aguentava mais e falei para a minha mãe que queria parar. Ela disse que tudo bem, que eu descansasse e que, quando estivesse com saudade, poderia voltar. A questão é que eu nunca senti saudade. Queria me esconder e não ser achado.”

Formado em Cinema, Eduardo trabalhou como roteirista e diretor. Em 2024, retomou o nome original e lançou um novo projeto. “Estou entrevistando mais de 65 ex-atores mirins para entender esse período de exposição e responsabilidade. Pretendo criar uma série de projetos a partir dessas entrevistas, começando por um podcast.”

Ele também refletiu sobre os desafios de crescer sob os holofotes. “Existe uma crise de identidade quando se é ator mirim, pois fica difícil distinguir entre o que é parte de nós e o que pertence ao personagem. Crianças normalmente acessam o mundo adulto de forma gradual, mas os atores mirins são lançados nesse ambiente de forma intensa e diária.”

Apesar do longo afastamento, Eduardo admite que considera um retorno aos palcos. “Durante muito tempo, quando me faziam essa pergunta, eu logo respondia que não voltaria a atuar nunca mais. No entanto, a partir deste projeto, comecei a pensar em criar um monólogo de teatro, inspirado pelos relatos que recolhi, marcando minha volta à atuação depois de cerca de 25 anos.”