Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Harvard comprova: fruta comum ajuda no combate à depressão

A descoberta abre novas perspectivas no tratamento natural de transtornos mentais

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 2 de julho de 2025 às 06:30

Essa fruta ajuda a prevenir a depressão
Essa fruta ajuda a prevenir a depressão Crédito: Imagem: PxHere

Pesquisa revolucionária revela o poder dessa fruta comum contra sintomas depressivos. O estudo acompanhou milhares de profissionais de saúde e trouxe resultados impressionantes.

Comer laranjas regularmente mostrou-se tão eficaz que reduziu em 20% o risco de depressão entre os participantes. Descubra como essa fruta acessível pode se tornar sua aliada no dia a dia contra o mal-estar emocional e a tristeza persistente.

O grupo ideal para o estudo

Enfermeiros foram escolhidos por enfrentarem desafios emocionais únicos. Como explica Dorisdaia de Humerez, doutora em Enfermagem Psiquiátrica, ao portal de notícias de Harvard: "Essas mortes geram muitos mecanismos de defesa, e nem sempre saudáveis".

Essa exposição constante ao sofrimento faz da enfermagem campo fértil para pesquisas sobre resiliência e saúde mental. Mudanças simples na rotina podem fazer diferença significativa.

Bananas tendem a escurecer por fora e a ficar com a polpa pastosa por Divulgação

Dose diária de bem-estar

Raaj Mehta, pesquisador de Harvard, é claro: "Comer uma laranja por dia pode reduzir o risco de depressão em 20%". O segredo está nos compostos que estimulam neurotransmissores do prazer.

Mas o estudo vai além, mostrando que os benefícios não vêm apenas da vitamina C. A verdadeira revolução acontece no intestino, através de uma bactéria especial.

A bactéria da felicidade

F. prausnitzii - esse é o nome do microrganismo que pode explicar os benefícios. "Ela é mais abundante em pessoas sem depressão", revela Mehta sobre as descobertas da pesquisa.

O consumo de cítricos aumenta a presença dessa bactéria, que por sua vez parece facilitar a produção de substâncias químicas associadas ao bom humor e à disposição.

Conexão intestino-cérebro

"Há tantas evidências agora sugerindo uma forte ligação entre o intestino e o cérebro", comenta Mehta sobre os resultados. A ciência confirma cada vez mais essa relação íntima.

Por isso, cuidar da alimentação pode ser tão importante quanto outras terapias para a saúde mental. Uma laranja por dia pode ser o início de uma rotina mais feliz e equilibrada.