Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Maior cobra da história vivia no Brasil e pesava mais de 1 tonelada

Fóssil gigante foi encontrado em mina de carvão na Colômbia; espécie viveu há 60 milhões de anos

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 17 de julho de 2025 às 09:32

Titanoboa adulta média tinha cerca de 13 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1.135 quilos
Titanoboa adulta média tinha cerca de 13 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1.135 quilos Crédito: Imagem gerada por IA

Cobras já causam medo por si só. Agora, imagine uma que chegava a 13 metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada. Assim era a Titanoboa, uma serpente pré-histórica que viveu há cerca de 60 milhões de anos e se movia com facilidade por pântanos e rios nas florestas tropicais da América Latina.

Essa cobra gigantesca foi, por muito tempo, o principal predador do seu ecossistema, superando até crocodilos em tamanho e força. E, mesmo hoje, mais de uma década após sua descoberta, cientistas seguem tentando entender melhor seus hábitos.

A descoberta em solo colombiano

Foi em 2007 que paleontólogos encontraram uma vértebra descomunal em uma mina de carvão a céu aberto, na região de La Guajira, na Colômbia. Inicialmente, pensaram se tratar de um fóssil de crocodilo. Mas a análise confirmou: era de uma serpente – a maior já registrada na história.

No mesmo local, também foram descobertos fósseis de outros animais gigantes da época, como tartarugas enormes e peixes-pulmão desproporcionais.

O tamanho impressiona

De acordo com a Encyclopedia Britannica, uma Titanoboa adulta média media cerca de 13 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1.135 quilos, ou seja, mais de 1,2 tonelada.

Para comparação: as sucuris, que estão entre as maiores cobras vivas, costumam atingir 6,5 metros, e os exemplares recordistas mal chegam aos 9 metros. Até hoje, nenhuma serpente moderna passou dos 9,6 metros.

A cobra krait-comum é noturna e tem hábitos reclusos, caçando principalmente outras cobras e pequenos mamíferos (Imagem: AjayTvm | Shutterstock) por Imagem: AjayTvm | Shutterstock

Gigante da selva tropical

Segundo a National Geographic Espanha, o ambiente quente e úmido do Paleoceno (período da Terra há 60 milhões de anos), logo após a extinção dos dinossauros, favoreceu o crescimento dessa espécie. A Titanoboa vivia em regiões alagadas e florestas tropicais, com hábitos parecidos com os das sucuris atuais.

Ela se movia com facilidade pela água e era a predadora dominante em seu habitat.