Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Marcos Mion defende que humoristas podem escolher atacar minorias e diz que Leo Lins é 'genial'

Apresentador criticou o humor de Lins, mas disse que prisão é “absurda” e “sem sentido”

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 5 de junho de 2025 às 09:51

Marcos Mion e Léo Lins
Marcos Mion e Léo Lins Crédito: Reprodução

Marcos Mion se manifestou publicamente contra a condenação do humorista Leo Lins, que foi sentenciado a 8 anos e 3 meses de prisão pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo por causa de piadas feitas em shows. Em uma postagem, o apresentador da Globo afirmou que considera a decisão um "ultraje" e defendeu o direito à liberdade de expressão, mesmo criticando o conteúdo das piadas do colega.

Marcos Mion por Reprodução

“Leo Lins é um excelente humorista. Ele começou na TV sendo redator do meu antigo programa, Legendários, e eu adorava seus textos, suas ideias. Ele escrevia bases muito boas para as minhas análises de programas e novelas. Dentro da sua enorme capacidade e genialidade, ele optou pelo caminho do humor ofensivo, do escárnio, do choque e da absoluta falta de respeito”, disse Mion.

Apesar de destacar que não compactua com o estilo de humor de Lins, Mion rejeitou a pena imposta. “É uma escolha do humorista optar em infringir dor em minorias, espalhar o mal… fazer mal para os objetos dos seus textos. E tudo bem. Quem não quer ser impactado não vai ao show, não assiste ao conteúdo. Está no jogo”, afirmou.

Leo Lins por Divulgação

Pai de Romeo, que tem autismo, Mion lembrou que já teve um embate com Lins por causa de uma piada sobre a condição do filho, mas reforçou que isso não justifica uma condenação criminal. “Você pode processar o Léo, alguém um dia vai ceder à vontade de dar um soco na boca dele, mas condená-lo à prisão por uma ‘piada’ não faz nenhum sentido”, disse.

A sentença de Lins gerou intensa repercussão e mobilização entre artistas e defensores da liberdade de expressão. Segundo a decisão da Justiça, o humorista também foi condenado ao pagamento de uma multa milionária. O caso ainda cabe recurso. Posso reunir um resumo com os principais trechos das piadas que motivaram a sentença, se quiser.