Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Planta rara que custa milhares de reais é encontrada em mercado ilegal no Brasil

Nove exemplares da espécie rara foram recuperados em ação de fiscalização na Serra

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 24 de janeiro de 2026 às 08:00

Veja os detalhes da operação que devolveu mudas valiosas ao seu habitat natural
Veja os detalhes da operação que devolveu mudas valiosas ao seu habitat natural Crédito: Charles76/ Wikimedia Commons

A vigilância ambiental em Petrópolis impediu que o tráfico de flora retirasse mais uma espécie da natureza. O INEA descobriu nove mudas de uma planta rara escondidas em uma trilha de preservação.

Os técnicos encontraram os vegetais dentro de sacolas plásticas, prontos para o transporte ilegal. Inclusive, a descoberta aconteceu durante um trabalho rotineiro de monitoramento das áreas protegidas.

Flor-da-Imperatriz ou rabo-de-galo por Felipe Tubarão

Alvo de alto valor no mercado asiático

A Worsleya procera, ou imperatriz-do-brasil, é o grande alvo dessa rede criminosa internacional. Essa espécie rara possui flores de beleza única e alcança preços exorbitantes no exterior.

Criminosos buscam essas plantas especialmente para atender à demanda de compradores na Ásia. Portanto, o valor de mercado de cada muda pode chegar a cifras de milhares de dólares.

Mudas escondidas em trilha discreta

A apreensão aconteceu no Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida na última semana. Guarda-parques localizaram as duas sacolas com as mudas em um trecho bem escondido da mata.

Certamente, os infratores escolheram um ponto estratégico para evitar a detecção imediata pelos visitantes. O trabalho atento dos agentes do Inea foi crucial para identificar o esconderijo improvisado.

Estratégia de ocultação temporária

Os agentes suspeitam que os traficantes deixaram as plantas no local para facilitar a logística. A ideia era buscar o material quando houvesse menos movimento na unidade de conservação.

Assim, os criminosos tentariam passar despercebidos pelas autoridades durante a saída da trilha. Contudo, a equipe de fiscalização agiu antes que os criminosos pudessem retornar para buscar a carga.

Replantio rápido garante sobrevivência

Logo após a recuperação das plantas, o INEA tomou as providências técnicas necessárias. Os especialistas replantaram todos os nove exemplares em um local protegido e monitorado da unidade.

Essa ação imediata ajuda a minimizar o estresse causado pela extração ilegal das raízes. Além disso, o órgão confirmou que manterá a vigilância reforçada para evitar novas tentativas de furto.

Proteção da biodiversidade em foco

A imperatriz-do-brasil corre sério risco de extinção devido à ganância dos traficantes de flora. Além da extração ilegal, a destruição do seu ambiente natural agrava a situação da espécie.

Eventos como este reforçam que a preservação da natureza exige fiscalização rigorosa e apoio popular. Dessa maneira, cada denúncia contribui para manter a fauna e a flora brasileiras vivas.

Tags:

Natureza