Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta da ciência vai te surpreender

A solução para o paradoxo secular pode não ser tão simples quanto você imagina; veja o que dizem os estudos

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 11 de julho de 2025 às 10:00

companhe a jornada científica em busca da resposta definitiva sobre a origem
companhe a jornada científica em busca da resposta definitiva sobre a origem Crédito: Freepik

A dúvida que acompanha a humanidade por séculos, "quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?", finalmente ganhou atenção científica séria. Pesquisadores de diversas universidades buscaram a solução para este antigo enigma. Agora, novas evidências surgem, oferecendo respostas.

Curiosamente, dois estudos renomados, um da Universidade de Genebra e outro publicado na revista Nature, chegaram a conclusões distintas. Enquanto um afirma a primazia do ovo, o outro defende que a galinha surgiu antes. 

O ovo veio primeiro, segundo Genebra

Pesquisadores suíços da Universidade de Genebra apresentaram evidências de que o ovo realmente precedeu a galinha. Eles focaram seus estudos em um organismo marinho unicelular, o Chromosphaera perkinsii. Este ser microscópico forma "ovos" primitivos há bilhões de anos, muito antes das aves existirem.

Este organismo fascinante foi encontrado próximo ao Havaí e vive em colônias. Ao atingir um certo tamanho, ele se divide, formando estruturas com células coordenadas. Tais estruturas se assemelham a um embrião encapsulado, funcionando como um "ovo" muito antigo.

Omaya Dudin, líder da pesquisa de Genebra, explicou a relevância dessa descoberta. Em entrevista ao portal Tempo, ele destacou que a coordenação celular e a diferenciação multicelular apareceram muito antes das galinhas. Isso sugere, portanto, que "a natureza teve ferramentas genéticas para criar ovos antes de inventar galinhas".

Ovo frito por Shutterstock

A galinha veio primeiro, defende a Nature

Por outro lado, a pesquisa publicada na renomada revista Nature apresenta uma visão evolutiva diferente. Ela argumenta que a galinha, ou seus ancestrais, surgiram antes do ovo como o conhecemos hoje. Seus antepassados eram semelhantes a répteis.

Esses ancestrais geravam filhotes em ovos internos, sem uma casca rígida. Algumas cobras e lagartos modernos ainda utilizam esse método. Eram seres vivíparos ou ovovivíparos, onde os embriões se desenvolviam dentro da mãe.

As membranas flexíveis protegiam os embriões na barriga da fêmea até o nascimento. Apenas mais tarde na evolução, a casca dura e a postura externa dos ovos se desenvolveram. Consequentemente, para esses cientistas, o "projeto galinha" antecede o formato de ovo com casca que conhecemos.