Apresentação gratuita do Olodum estende o Carnaval para os turistas no Pelourinho

Os vocalistas Diggo de Deus, Lazinho, Lucas di Fiori e Narcizinho estavam presentes para comandar a festa

  • A
  • Alan Pinheiro

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 22:05

O quarto dia do projeto Viva Verão contou com a apresentação gratuita do Olodum
O quarto dia do projeto Viva Verão contou com a apresentação gratuita do Olodum Crédito: Paula Fróes/CORREIO

"O Olodum tem a força de ajudar a desenvolver a cultura de Salvador e da Bahia, divulgando as nossas cores no mundo inteiro". Entre sorrisos e abraços, a declaração do cantor Lazinho traduziu a métrica da apresentação que marcou o quarto dia do projeto Viva Verão, realizado pela Prefeitura. Apesar da ameaça de chuva na noite desta terça-feira (20), quando o som dos tambores ecoou pela Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, quem não estava em frente a Varanda Cultural do Olodum, correu para ouvir o show.

Antes do começo da apresentação, o cantor Diggo de Deus pegou o microfone para agradecer ao prefeito de Salvador Bruno Reis e ao secretário de cultura e turismo Pedro Tourinho pelo evento promovido, após o fim do Carnaval ,na capital baiana. Segundo o artista, trazer a iniciativa para a Varanda Cultural do Olodum transforma o espaço em um palco para a expressão artística, o que fomenta a riqueza ancestral dos afrodescendentes.

"Esse lugar surgiu como uma forma de manifestação pública para as atividades socioculturais, a partir de um ambiente alternativo de livre acesso ao público para promover poesia, música e arte. Essa é a varanda cultural", disse o cantor. Logo em seguida, Diggo emendou a música tema de Carnaval do Olodum neste ano.

Além de Diggo e Lazinho, quem estava presente para comandar a festa eram os vocalistas Lucas di Fiori e Narcizinho. Antes de começar a cantar, Lazinho fez questão de agradecer pela presença do Olodum no evento. "A importância do Viva Verão é muito grande. Tem muito turista na cidade procurando festa depois do Carnaval e a gente fica muito feliz em ser convidado pela prefeitura de Salvador a fazer esse evento, ajudando os comerciantes e fazendo com que os turistas fiquem mais na cidade", disse.

Seguindo as palavras do cantor, eram os turistas que formavam a maioria dos presentes na noite da terça-feira (20). Alguns levaram mochilas para o Pelourinho, outros tinham pinturas pelo corpo marcando a pele, já outro grupo levantava os celulares em direção à varanda para gravar a apresentação. No meio desse cenário, poucos permitiam que o ritmo da música contagiasse os corpos além do que pequenos movimentos de cabeça.

No entanto, agarrada à grade que separava o público da banda, uma advogada de São Paulo se destacou ao dançar e vibrar mais que a multidão ao seu redor. Tendo completado 26 anos no domingo (18), Helena Queiroz veio para Salvador só para ver a apresentação. "Saí de casa hoje para ver o Olodum e comemorar o meu aniversário. Eu sou muito fã há muito tempo, tenho vontade de um dia tocar junto com eles. Eu toco percussão, meu instrumento é a caixa", gritava com um sorriso no rosto e a ponta do dedo apontada para a camisa do Olodum que comprou durante o dia.

"A gente veio antes aqui para confirmar que iria ter mesmo a apresentação. Ficamos esperando a apresentação começar na chuva. Hoje, quero ver muita ancestralidade, muita energia e muito afeto. Axé", completou Helena, que estava acompanhada do designer João Ferreira, fã do Olodum "desde o clipe do Michael Jackson".

No próximo sábado (24), se apresentam na Praça Cayru, no Comércio, a Banda Didá, Márcia Short e as Ayabass, projeto das cantoras baianas Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, criado em 2018. No domingo (25), sobem ao palco Filhos de Gandhy, Timbalada e Gaby Amarantos, encerrando o projeto.