bazar

Inspirada na moda, combinação de preto e branco invade decoração

A combinação destaca estampas, plantas e mistura de materiais

  • Foto do(a) author(a) Gabriela Cruz
  • Gabriela Cruz

Publicado em 18 de fevereiro de 2016 às 11:27

 - Atualizado há um ano

Moda e decoração andam de mãos dadas. O que é visto nas passarelas logo ganha os ambientes. Isto está acontecendo agora com o clássico preto e branco, que está em alta tanto nas lojas de roupas quanto nas de objetos para casa. Se você é amante das cores vibrantes, não torça o nariz para o p&b. Esta combinação vai te surpreender. Sabe como? Aproveitando o minimalismo de tons para ousar nas estampas (gráficas, por favor!), no paisagismo, nos elementos pontuais e na mistura com materiais como metal e madeira. Confira dicas do concept designer Geo Rochha (georochha.com) e mude já sua casa.A elegante sala de jantar  da Bau + traz  o p&b na medida: tapete com estampa gráfica, mesa preta, cadeiras brancas com textura e  arranjo central  alto de folhagem verde (Foto: Angeluci Figueiredo)Massa verdeA combinação do preto e branco é elegante, neutra e atemporal, por isso pode ser usada sem medo na decoração, já que nunca sai de moda.  “Não importa se o estilo é clássico ou contemporâneo”, diz Geo  Rochha. Em cima dela dá para utilizar vários elementos, como a folhagem verde que, além de ter uma durabilidade muito grande em relação às flores, pode ser usada em arranjos altos, tanto na mesa de jantar quanto em um aparador.

Mix de texturasO preto e branco permite agregar outros elementos, como o vidro, o dourado e as prints. “O principal é criar impacto no ambiente. Dá para fazer isso com almofadas e tapetes com estampas geométricas”, explica o designer. Mas a criatividade vai além delas. Você pode misturar texturas  e móveis de estilos diferente, dando mais bossa ao cômodo. “É preciso sempre ter a cereja do bolo, um vaso, uma fotografia, uma obra de arte”, dá a dica.

EspaçoMas antes de montar a decoração, faça uma análise do espaço disponível. “Este é o segredo. Tem que ter uma ideia do ambiente e dos elementos que a gente tem, como sofá, mesas de centro e laterais. Se o sofá for preto, por exemplo, o legal é que as mesas tenham um outro acabamento, que seja espelhado ou branco, mas nunca preto no preto ou branco no branco.  E trabalhar com outro elemento que se destaque entre essas duas cores”, ensina.À esquerda, a estante de madeira da Bau +, o preto e branco aparece nos objetos decorativos. Já à direita, espelho, plantas, fotos e banco com print gráfico compõem ambiente na Toque da Casa (Foto: Angeluci Figueiredo)ParedeSe a vontade é pintar uma das paredes de preto, veja primeiro se o ambiente é espaçoso ou bem iluminado. A luz pode ser natural, vinda de uma janela, ou  artificial. “Eu fiz isso. Como tenho uma casa integrada, com poucas paredes, mudei uma delas de branca para preta. Quando vi o resultado tomei um susto porque o preto fecha, mas quando joguei os elementos em cima, o dourado, os quadros, ela mudou e hoje eu adoro essa parede preta”.

CoresIncremente sua parede com fotografias em preto e branco, objetos com cores fortes, como laranja e pink, ou de tonalidades tranquilas, como lilás ou verde pistache.

Liberdade“Quando  usamos o p&b, ganhamos muita liberdade porque todas as estampas, texturas e elementos ressaem na medida”, completa o concept designer, que atente clientes e showroons de lojas montando ambientes.