Reinvente o creme mármore com receita italiana que também leva chocolate e coco

Saiba como repaginar o famoso creme, sobremesa popular nos domingos

Publicado em 18 de fevereiro de 2016 às 10:00

- Atualizado há 10 meses

Já que a combinação de branco e preto vai dar o tom das próximas estações, por que não migrar a tendência para a cozinha? Como o p&b é um clássico, pede algo a altura. Por isso, nada melhor do que jogar um raio gourmetizador sobre uma receita com jeito de almoço de domingo na casa da vó, daquelas que habitam a memória de muita gente.Clássico italiano, a panna cotta pode substituir o antigo creme mármore: receita também leva coco e chocolate (Foto: Marcella Figueiredo/Divulgação)O prato escolhido é o creme mármore. Lembra dele? Uma camada de creme de chocolate, outra de creme de coco, feitos com muito amido de milho, servidos com ameixas em calda por cima em um refratário de vidro. Para reinventar essa delícia, um tanto kitsch, convidamos a fotógrafa e cozinheira de mão cheia Marcella Figueiredo.

Ela exercita isso em primeira mão para o BAZAR. “Comi muitas vezes creme mármore em casa. Para renová-lo aposto numa versão como panna cotta, mais cremosa, trocando o amido de milho por gelatina e o achocolatado por chocolate meio amargo”, explica. E não para por aí. As ameixas em calda entram em cena como um purê.

A panna cotta é outro clássico, vindo da culinária italiana típica da região de Piemonte, no norte do país. Feita à base de creme de leite, possui textura quase de mousse. Que tal experimentar para surpreender sua avó, que ainda deve amar o creme mármore?

Receita Panna Cotta bicolorRendimento: 6 porções

Ingredientes200ml de leite de coco400ml de creme de leite (fresco ou de caixinha)80g de açúcarExtrato de baunilha1 pacote de gelatina sem sabor200 gramas de chocolate meio amargo1 lata de ameixas em caldaÓleo de coco para untar

PreparoEm uma panela, misture o leite de coco, o creme de leite e o açúcar. Com a ajuda de um batedor de claras, mexa sem parar com o fogo ligado até antes de ferver. Ao ver que está começando a formar as bolhas de ebulição, desligue (se tiver termômetro culinário, verifique se a mistura chegou a 80 graus). Hidrate a gelatina só com a água fria e acrescente à mistura junto com o extrato de baunilha. Divida a receita ao meio. Reserve uma metade com sabor de coco e na outra, ainda quente, incorpore o chocolate picado. Você pode colocar os cremes em um refratário médio e levar à geladeira até endurecer. Outra forma bacana de servir é usar miniformas com fundo removível. Após endurecer na geladeira, desenforme e coloque um sabor sobre o outro, para fazer o jogo bicolor. Acompanhe a panna cotta com uma pastinha de ameixas. Basta tirar os caroços delas e bater a polpa no liquidificador.