Caso Luana Andrade: médico explica procedimento cirúrgico que terminou com morte de influencer

Luana passava por lipoaspiração para retirar gordura localizada na perna, incluindo joelho

  • Foto do(a) author(a) Brenda Viana
  • Brenda Viana

Publicado em 8 de novembro de 2023 às 13:45

Luana Andrade, 29 anos
Luana Andrade, 29 anos Crédito: Redes sociais

A vontade de ter o corpo perfeito, muitas vezes, pode está relacionado à distorção de imagem. Com apenas 29 anos, a jovem influenciadora Luana Andrade, morreu nesta terça-feira (7), após ter quatro paradas cardiorrespiratórias durante uma cirurgia para retirar gorduras internas na área do joelho.

Nas redes sociais, ela exibia o corpo perfeito, e desejado por muitas mulheres que realizam atividades físicas. Sem barriga, cintura fina, perna grossa, e sem deixar visível que tinha alguma cicatriz de procedimento estético, Luana, que era assistente de palco do jornalista e apresentador Celso Portiolli, decidiu fazer algumas mudanças no corpo.

Conforme a informação compartilhada pela assessoria da influenciadora, ela chegou a fazer lipoaspiração na barriga, e estava realizando o procedimento nas pernas. Ao chegar na região do joelho, ela não suportou, e morreu por embolia pulmonar maciça.

Mesmo com o corpo elogiado por muitos, Luana ainda não estava se sentindo bem consigo mesma. Segundo a psicóloga Mariana Félix, a distorção de imagem se refere a um distúrbio que o indivíduo se olha no espelho e tem a percepção alterada da própria imagem.

"Pode estar atrelado a questões neurológicas, que pode ser iniciado por transtornos de ansiedade e humor", explica. Pessoas que tem um possível distúrbio de imagem, podem sofrer, também, anorexia, bulimia e chegar a depressão profunda.

Em muitos casos, as pessoas recorrem à cirurgia plástica, como foi o caso de Luana.

De acordo com o médico Diovane Ruaro, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia plástica do Rio de Janeiro, casos de morte durante o procedimento cirúrgico acontecem raramente.

Em conversa com o CORREIO, o cirurgião plástico explicou que, enquanto muitos pensam que a cirurgia é um procedimento para emagrecimento, na realidade, é apenas para tratar gordura localizada, assim como em outras áreas, como papada, região lateral do abdômen, tronco, costas, glúteos, coxa, culote, e a região interna do joelho.

Todos esses lugares podem acumular gordura, e são aceitáveis para a realização do procedimento. No entanto, é necessário ter um pré-operatório de forma adequada, assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico. Na lipoaspiração, o olhar do médico é ainda redobrado.

"Infelizmente, essas fatalidades podem acontecer. Quando ocorre a parada cardiorrespiratória, que foi o caso, imediatamente a interrompido a cirurgia", detalha.

Diovane ainda comenta que, após a situação que chocou o país, vai ocorrer uma investigação sobre a morte da influenciadora.

"As autoridades competentes, o Conselho Federal de Medicina, também vai averiguar se houve, ou não, algum erro médico, se houve, ou não, alguma imperícia, ou imprudência nesse sentido".

O hefe do Serviço de cirurgia Plástica do Hospital Infantil Albert Sabin, no Rio de Janeiro, reforça para a população que é necessário que, caso esteja pensando em realizar um procedimento cirúrgico, faça um levantamento do local em que for fazer a cirurgia.

"O que nós devemos nesse momento é informar a população, alertar de que procedimento cirúrgico não é banal. Procedimento cirúrgico, mesmo de pequenas áreas, deve ser feito por profissionais capacitados, com pós-operatório adequado, em ambiente seguro, e preparado para atender em caso de ocorrências", explica.

Segundo a assessoria do Hospital São Luiz, na unidade do Itaim, a lipoaspiração foi realizada por um cirurgião e um anestesista particulares contratados pela família da influenciadora.

"A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico. Mesmo com todos os esforços da equipe do hospital, ela evoluiu desfavoravelmente e morreu por volta de 5h30 de hoje A causa da morte foi embolia pulmonar maciça. O Hospital São Luiz do Itaim lamenta profundamente o óbito da paciente e se solidariza com a família", diz a nota.