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Vitor Villar
Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 10:00
- Atualizado há 2 anos
Moraes Carnaval Moreira. Assim também era chamado o baiano de Ituaçu, que nos deixou em 13 de abril de 2020. Fora todo o legado deixado para a música brasileira, Moraes ajudou a construir a história do Carnaval.>
Moreira é o homenageado do Correio Folia de 2021. Além de lives e matérias especiais, o Correio* está lançando uma série documental em podcasts, que lembra em detalhes a trajetória de Moraes no Carnaval e o legado deixado por ele para a festa.A série documental de podcasts se chama Os Carnavais de Moraes.Será uma série de cinco capítulos, que então sendo publicados desde sexta-feira (12) até quarta-feira (17) aqui, no site do Correio. Você também poderá acessar os episódios no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts.>
Clique no player para ouvir o 5º episódio de Os Carnavais de Moraes:>
Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.>
Confira outras opções de aplicativo mais abaixo>
Quinto episódio>
Nesse quinto e último episódio, tratamos do retorno do músico ao Carnaval de Salvador, a partir de 2010, após sete anos de exílio no Recife. E o melhor: num trio pipoca, como ele sempre desejou e lutou para conquistar.>
De volta à Bahia, o mestre carnavalesco encontrou uma nova fase da festa: a indústria do Axé Music começava a perder força e o folião local passou a exigir que as cordas fossem retiradas dos trios.>
Tratamos também dos derradeiros Carnavais de Moraes, que contaram com uma obra e tanta do destino. Nos seus três últimos anos em Salvador, Moraes se apresentou na Praça Castro Alves.>
Sim, naquele mesmo chão que presenciou toda a sua obra: o viu despertar para a folia, tornar-se o primeiro cantor do trio, arrastar multidões, apresentar clássicos para a eternidade. Enfim, da Praça à Praça, Moraes fez a história.>
>> Perdeu o primeiro episódio? Clique aqui para ouvir sobre a estreia de Moraes no trio elétrico>
>> Também tem o 2º episódio! Clique aqui entender a influência do ijexá na música de Moraes>
>> O 3º episódio traz a história de Chame Gente e as críticas de Moraes à indústria da Axé Music>
>> O 4º episódio fala do exílio de Moraes no Recife e da sua profunda ligação com a cidade do frevo>
O Correio Folia é uma realização do jornal Correio com o apoio da Bohemia Puro Malte e da Drogaria São Paulo. A transmissão é da ITS Brasil e E_Studio.>
Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:>
Spotify:>
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Deezer:>
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Google Podcasts:>
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Apple Podcasts:>
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Outros aplicativos>
Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.>
Para ouvir no Breaker, clique aqui.>
Para ouvir no Radio Public, clique aqui.>
Mas... O que é "podcast"?>
Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.>
Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.>
Os Carnavais de Moraes>
O repórter Vitor Villar pesquisou a carreira de Moraes e ouviu parceiros de vida e obra, como os músicos Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, André Rio, Luciano Magno e Davi Moraes. Além deles, o antropólogo e compositor Antônio Risério e o historiador Rafael Rosa.>
Por que contar a história de Moraes Moreira no Carnaval é contar a história do próprio Carnaval?>
Além de todos os seus dons musicais, tão conhecido por sua participação nos Novos Baianos e por sua carreira solo, Moraes Moreira tinha o dom de revolucionar o Carnaval.>
Em sua primeira participação num trio elétrico, em 1975, foi ousado: pegou um microfone que era ‘proibido’ por Dodô e cantou. Foi assim que a voz subiu o caminhão pela primeira vez em 25 anos, lançou inúmeras estrelas desde então e a festa mudou de cara.>
Mas não parou por aí. Graças à ajuda dos seus ex-parceiros de Novos Baianos, participou do primeiro grande encontro de trios na Praça Castro Alves. Continuou divulgando e defendendo a história do Carnaval e do trio pipoca ao longo dos anos 80.>
Ousado, realizou o sonho de Caetano Veloso e de Gilberto Gil ao adaptar o ritmo do ijexá para as cordas e, consequentemente, para o trio elétrico. Ao unir o ritmo dos blocos afoxés e o som eletrizado, lançou com Chame Gente o hino e a imagem que a partir dali todo o mundo teria do Carnaval da Bahia.>
Mas também teve espaço para irritação. Moraes sempre foi crítico da comercialização do Axé Music, das cordas e dos camarotes que se espalhavam por Salvador. Irritou-se tanto que trocou a Bahia por Pernambuco, num exílio que atravessou a década de 90 e os anos 2000.>
Mas, antes de se despedir de um dos seus maiores nomes, o Carnaval tinha que fazer as pazes com Moraes Moreira. Em 2010, o herói retornou às ruas de Salvador, num trio pipoca, como ele gostava, e saboreando um novo momento da folia, já com o sumiço progressivo das cordas.>
Ou seja: Moraes sempre teve o Carnaval como parte de si, e a ele retornou na hora certa para resgatá-lo. Despediu-se em 22 de fevereiro de 2020, na Praça Castro Alves, a origem de tudo.>