Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Caetano relembra morte de Dona Canô no Natal: 'Data de perda'

Matriarca morreu há seis anos, em Santo Amaro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de dezembro de 2018 às 17:01

 - Atualizado há 3 anos

. Crédito: Foto: Arquivo

O cantor Caetano Veloso relembrou nesta terça-feira (25) a morte da mãe, Dona Canô, que aconteceu no Natal de 2012. A mariarca morreu em casa,em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, onde recebia assistência domiciliar, aos 105 anos.

"Minha mãe morreu aos 105 anos no dia de Natal de 2012. Hoje faz seis anos. O Natal é para os Velosos também uma data de perda. Mas nenhum de nós deixa de alegrar-se com a lembrança da vida sábia que ela pôde conduzir", escreveu Caetano, compartilhando um trecho do documentário sobre a irmã, Maria Bethânia, feito em 2006 por Andrucha Waddington. Dona Canô aparece ao lado dos filhos.

Centenária baiana Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como Dona Canô, era uma cidadã baiana centenária. Mãe de seis filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso, Maria Bethânia, era viúva de José Teles Velloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos. Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicada suas memórias no livro 'Canô Velloso, lembranças do saber viver', escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra.

Caetano Veloso recebe carinho de dona Canô no terno de reis, em novembro de 2011

Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô sempre disse que não entendia a razão: "Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm".