Papai Noel negro: um case de sucesso no ESG

Campanha publicitária emocionou público durante a III edição do Fórum

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 24 de maio de 2024 às 06:47

Helena apresenta a campanha ao público Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

Um campanha publicitária estrelada pelo ator Milton Gonçalves (1933-2022) emocionou a plateia que assistia ao III Fórum ESG Salvador, no Porto Salvador, nesta quinta-feira (23). O vídeo foi uma parceria entre a Coca-Cola e a Globo para um Especial de Natal, lançado em 2019.

Na trama, o artista, um homem negro, está buscando um emprego como Papai Noel para ajudar a família, mas recebe muitos nãos por conta da cor da pele, até que consegue uma vaga e se torna o bom-velhinho da Coca-Cola. Na época, a história registrou 15 milhões de audiência, ficou no 1º lugar no Trending Topic e foi considerada o melhor engajamento de marca dos últimos cinco anos.

Em um momento do vídeo, Milton deu o próprio depoimento. "Esse Papai Noel, negro, pra mim não existia quando eu era menino. Esse Papai Noel está no coração das crianças mais pobres", afirmou, emocionado.

O público que assistiu ao vídeo no Porto Salvador, no bairro do Comércio, ficou emocionado, assim como a executiva Global de Diversidade e Inclusão, Helena Bertho, que participou da campanha e foi quem apresentou o vídeo ao auditório lotado do ESG.

Ela frisou que muitos símbolos do Natal não correspondem a realidade do Brasil, lembrou que 56% da população brasileira é negra e afirmou que na casa dela, que é uma mulher negra, o Papai Noel sempre foi negro.

"Pensando em um país como o Brasil que se alimenta muito da TV aberta, onde ela tem as nossas principais referências de pessoas, onde pessoas como eu não se viram representadas enquanto estavam crescendo, e também qual o papel que isso tem na subjetividade das pessoas de se perceberem possíveis e em posição de liderança, o papel do audiovisual é muito importante", afirmou, sendo aplaudida.

Helena é formada em Publicidade e Propaganda, Helena é uma das principais executivas de Comunicação e Inovação do Brasil. Recebeu o prêmio Sim à Igualdade Racial em 2021, o Prêmio Caboré em 2022, o Troféu Mulher Imprensa de 2023, e foi reconhecida uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo.

O III ESG Fórum Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração - Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.