Caetano Veloso comemora resultado do Carnaval do Rio: "A Mangueira é onde o Rio é mais baiano"

"É isso aí. A Mangueira é f..., a Maria Bethânia é f.... Tinha que ser assim"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 18:55

- Atualizado há um ano

O cantor Caetano Veloso publicou um vídeo em suas redes sociais em que celebra o resultado do Carnaval do Rio de Janeiro, que terminou com a Mangueira campeã. A escola prestou homenagem à cantora Maria Bethânia, irmã do cantor, no desfile desse ano.

"É isso aí. A Mangueira é f..., a Maria Bethânia é f.... Tinha que ser assim. A Mangueira é onde o Rio mais baiano. Tinha que ganhar por Maria Bethânia", celebrou o baiano.

"Não mexe comigo que eu sou a Menina de Oyá!"#MariaBethâniaÉFoda #MangueiraÉFoda #AMeninaDosOlhosDeOyá #MangueiraCampeã #Carnaval2016

Publicado por Caetano Veloso em Quarta, 10 de fevereiro de 2016

CampeãA Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Após ficar empatada com o Salgueiro, as notas dos quesitos bateria e alegorias e adereços foram definitivas e deram o prêmio para a escola verde-e-rosa, que ficou com 269,8 pontos. Essa é a 18ª vez que a escola é campeã do Carnaval carioca. A escola Unidos da Tijuca ficou em segundo lugar (269,7 pontos), com o enredo Semeando sorriso a Tijuca festeja o solo sagrado, que falou sobre a terra e o sustento do homem. Em terceiro lugar, com a mesma pontuação, ficou a Portela, com enredo No voo da águia, uma viagem sem fim.

Na busca pelo título do Grupo Especial, que havia sido conquistado pela última vez em 2002, a Mangueira celebrou os 50 anos de carreira da cantora baiana, fechando a noite com um desfile de luxo e sofisticação, além da presença de muitos artistas.Maria Bethânia teve 50 anos de carreira homenageados em desfile(Foto: Agência Brasil)O desfile da Mangueira emocionou o público. O enredo Maria Bethânia - a menina dos olhos de Oyá permitiu uma Mangueira diferente dos últimos anos e deu ainda o prêmio Estandarte de Ouro. Bethânia, inclusive, já passou pelo sambódromo uma vez, quando a escola fez desfile sobre os Doces Bárbaros em 1994.

"Tinha pouco ferro, não tinha muito esplendor. Acho que foi um desfile com visual moderno. Tem um visual diferente, mais leve. Para a Mangueira foi diferente e fico feliz deles terem gostado para caramba”, disse o carnavalesco Leandro Vieira, na dispersão da Marquês de Sapucaí, que durante o desfile comentou que o dengo da baiana estava "dando certíssimo". O dengo da baiana é uma parte da letra do samba-enredo.O ministro da Cultura, Juca Ferreira, que é mangueirense, entrou na avenida à frente da escola. Ele disse que o enredo da Mangueira permitiu ainda um apoio à negação à intolerância religiosa. Juca Ferreira destacou também que a carreira de Bethânia é marcada pela valorização da música brasileira e resgate da cultura popular. “Bethânia é uma das grandes artistas do Brasil e seu canto está muito vinculado à cultura popular brasileira. O resgate, a defesa e o canto. Ela expressa o que de há de melhor no Brasil em termos culturais”, disse.