Bahia recebe homenagem especial no Rio de Janeiro por luta contra o racismo e a homofobia

O time baiano é destaque quando o assunto é ações afirmativas

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 5 de março de 2024 às 19:19

Bahia recebe homenagem
Bahia recebe homenagem Crédito: Evyleen Freitas/Suderj

O Esporte Clube Bahia recebeu uma homenagem especial em reconhecimento à sua atuação no combate ao racismo e homofobia. Em evento realizado nesta terça-feira (5), no Rio de Janeiro, o presidente do clube, Emerson Ferretti, recebeu a moção diretamente do presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, Renato de Paula.

Destaque quando o assunto é ações afirmativas, o time baiano também tem um histórico de engajamento em causas como a defesa dos povos indígenas, a luta contra o machismo e o incentivo à paternidade responsável.

Ex-goleiro e ídolo tricolor, Ferretti foi eleito no final de 2023, se tornando o primeiro dirigente de um clube de futebol brasileiro a declarar publicamente sua homossexualidade. Em entrevista ao Alô Alô Bahia durante o Carnaval de Salvador neste ano, ele ressaltou que espera que sua gestão seja lembrada pelo seu trabalho e não pela sua orientação sexual: “Eu quero ser avaliado pela minha capacidade de ser presidente, não porque eu sou gay ou não. Porque isso tem que ser naturalizado. O respeito precisa chegar ao futebol e é isso que eu estou tentando trazer”, finalizou Ferretti, que estará no comando do time até 2026.