Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Contra o Ceará, Bahia tenta deixar a zona de rebaixamento e vencer pela primeira vez no Brasileirão

O tricolor teve três empates e uma derrota até aqui no campeonato, enquanto o rival está na parte de cima da tabela

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 21 de abril de 2025 às 05:00

Escudo do Bahia
Escudo do Bahia Crédito: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Bahia na zona de rebaixamento. Com certeza, uma frase que o torcedor tricolor, que começou o ano vivendo o sonho da Libertadores não esperava conhecer em 2025. Depois de empatar com Santos, Corinthians e Mirassol, o Esquadrão perdeu por 3X0 para o Cruzeiro, e chegou à quinta rodada do Brasileirão amargando só três pontos na tabela. Agora o time tem o duelo de nordestinos contra o Ceará, na Fonte Nova, às 20h de hoje, como esperança de renascimento.

No ano passado, o começo excelente na Série A do Brasileiro levou o clube ao topo da tabela e acostumou a torcida a sensações boas. A equipe ainda não venceu no campeonato e busca a recuperação diante dos cearenses, ainda muito desfalcada por razões médicas.

Na zaga, Gabriel Xavier e Kanu de fora, sendo que o segundo enfrentou uma cirurgia após lesionar o calcanhar. O goleiro titular Ronaldo, por sua vez, deixou o campo na rodada passada de maca, sentindo uma lesão muscular.

É nesse cenário de instabilidade que o Bahia encara um Ceará que vem vivendo um sonho no Brasileirão. Subindo da Série B na quarta colocação na temporada passada, o clube se vê na parte de cima na elite, com sete pontos conquistados em um empate com o Bragantino, e triunfos contra Grêmio e Vasco, além da derrota para o Juventude.

No entanto, se o Esquadrão vem precisando fazer mudanças, o rival não está tão diferente. Feliz por vencer a segunda partida como mandante no Brasileirão, o alvinegro lida com a tristeza de trocar pelo menos dois jogadores da escalação que venceu o Vasco na última rodada, começando pelo goleiro.

Bruno Ferreira foi substituído por dores no quadril, deixando o gol para Fernando Miguel. Assim, é provável que ambas as equipes cheguem para o confronto com seus goleiros reservas. Marcos Felipe não joga como titular desde 23 de março, quando disputou a final do Baianão e empatou em 1x1 com o Vitória.

Além do goleiro, o Ceará sente o desfalque do lateral esquerdo Matheus Bahia. Após lidar com um desconforto muscular na parte anterior da coxa esquerda que o deixou de fora de alguns jogos, Matheus estava retornando aos campos, mas precisará ficar de fora contra o tricolor por uma cláusula contratual, já que está emprestado pelo clube baiano.

Ficam na dúvida também o atacante Pedro Henrique, que deve ser liberado pelo departamento médico, o lateral esquerdo Nicolas, em processo de fisioterapia por lesão no adutor da coxa direita, e o ponta Bruno Tubarão, ainda em transição na equipe.

Os times se encontraram pela última vez no dia 26 de março, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Na ocasião, o tricolor levou a melhor por 3x2, com gols de Lucho Rodríguez e dois de Erick. Desde então, não se viram mais, dando ao Ceará a chance de uma revanche no Brasileirão.