Convocados da Seleção: veja a primeira lista de Dorival Júnior

Técnico chamou 26 jogadores para defender o Brasil nos amistosos contra Inglaterra e Espanha

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2024 às 13:28

Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (1º)
Dorival Júnior convocou a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (1º) Crédito: Staff Images/CBF

A era Dorival Júnior na Seleção já começou a dar as caras. Quase dois meses após ser apresentado, o novo técnico do Brasil fez sua primeira convocação nesta sexta-feira (1º), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O comandante anunciou os nomes dos 26 jogadores que estarão à disposição para os amistosos contra Inglaterra, no dia 23, em Londres, e a Espanha, dia 26, em Madrid.

Entre as novidades da lista, estão o atacante Savinho, os meias Andreas Pereira, João Gomes e Pablo Maia, o lateral Wendell, o zagueiro Murillo e o goleiro Rafael.

Outro destaque é o retorno de Lucas Paquetá. O meia do West Ham, da Inglaterra, não era convocado desde agosto do ano passado, quando foi cortado por Fernando Diniz por suspeita de envolvimento em esquema de apostas esportivas. Tanto a CBF quanto Dorival confiam na inocência do jogador, que vem atuando normalmente em seu clube. Movida pela Federação Inglesa (FA), a investigação está parada desde outubro.

Richarlison, por sua vez, foi mantido na lista mesmo com lesão no joelho. O problema foi revelado pelo técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, nesta sexta-feira. Segundo ele, o atacante deve ficar fora "por três ou quatro semanas". A chamada de Dorival, porém, foi alinhada com o departamento médico do clube inglês.

"O caso do Richarlison, hoje pela manhã, o doutor Rodrigo Lasmar teve contato assim que a notícia pipocou. Estão otimistas, alinharam a situação. Provavelmente fique fora da próxima partida da sua equipe, mas estará em condições logo à frente. Não é uma situação que seja um problema", explicou o técnico, que também afirmou que Marquinhos, do PSG, "está na mesma condição".

Veja os convocados:

  • Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)*;
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)*;
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).

*Convocados pela primeira vez para seleção principal

A principal missão do treinador será resgatar a confiança do torcedor com a Seleção. A equipe viveu um dos piores anos da história em 2023, com cinco derrotas, um empate e apenas três vitórias em nove partidas. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo, é apenas a sexta colocada, com sete pontos em seis partidas. Agora nas mãos de Dorival Júnior, a expectativa é de recomeço.

"Acreditem neste trabalho, tenham confiança, a partir do momento em que passemos a confiança. Mas que voltem a viver o mundo da nossa seleção. É tudo que queremos que aconteça", pediu o treinador.

A lista foi fechada por Dorival depois de um período de observação na Europa. O técnico passou duas semanas de fevereiro visitando clubes, jogadores e observando jogos no Velho Continente. Ele esteve em nove jogos in loco na Espanha, França e Inglaterra, além de marcar presença nos treinamentos de Atlético de Madrid, Real Madrid, Manchester City, United e Arsenal, entre outros.

O novo comandante também cumpriu vasta agenda no cenário doméstico. De acordo com Dorival, mais de 50 nomes foram avaliados antes da definição da lista. Dorival, porém, adiantou que não pretende fazer mudanças impactantes logo de início.

"Nos debruçamos em cima de muitos jogos, contatos, telefonemas, viagens. É um trabalho minucioso, tentando naturalmente buscar o que temos de melhor neste momento. Quero colocar que nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de uma mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento que alguns dos atletas fizeram ao longo dos anos por merecerem estar onde estiveram e naturalmente vão continuar. Observarmos muito bem a chegada de jovens, oriundos de algumas de nossas seleções, como nas equipes que jogam nossos campeonatos nacionais", disse.

Substituto de Fernando Diniz, demitido no fim do ano passado, Dorival pediu respeito ao trabalho de seu antecessor. O treinador também lembrou que a situação da Seleção nas Eliminatórias trouxe a necessidade de reformulação.

"Quando falo em recuperação, é em relação aos últimos resultados. Não temos que ficar culpando ninguém, acabou acontecendo. Não falo em mudança brusca, apenas em voltar a uma realidade, o respeito que sempre tivemos. O futebol brasileiro precisa disso, temos que encarar esse fato. Não podemos deixar que esses resultados perdurem", comentou.

O astro Neymar será o principal desfalque de Dorival Júnior em seus primeiros jogos. O jogador do Al-Hilal ainda está em fase de recuperação de cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e só deve voltar aos gramados em setembro.

A CBF aumentou o número de atletas chamados de 23 para 26 para que Dorival Júnior possa observar mais jogadores de perto. Essa é a única lista antes da convocação para a Copa América, a primeira competição oficial neste ano. O torneio acontecerá nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 15 de julho. O Brasil estreará no dia 24 de junho, contra Costa Rica ou Honduras (ainda a ser definido).

Alguns dias antes da competição, a Seleção terá mais dois amistosos: contra o México, no dia 8 de junho (horário e sede a confirmar), e contra os Estados Unidos, no dia 12, às 21h, no Camping World Stadium, em Orlando.