Corra do Barradão! Os números do Vitória no estádio impõem respeito aos adversários

Rubro-negro está invicto como mandante há mais de oito meses

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 14:34

Vitória se mostra mais forte ao encarar os adversários dentro do Barradão
Vitória se mostra mais forte ao encarar os adversários dentro do Barradão Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

“Corra do Barradão!”. Quantas vezes você já ouviu ou leu essa frase depois do primeiro Ba-Vi da temporada? O meme viralizou nas redes sociais e ganhou as rodas de resenhas após o clássico vencido pelo Vitória. No domingo (18), o rubro-negro se impôs dentro de casa e bateu o principal rival, por 3x2, na 7ª rodada do Campeonato Baiano. Apesar do tom de provocação aos torcedores e jogadores do Bahia, a brincadeira ganha credibilidade através das estatísticas.

Se estudar os números do Vitória do ano passado para cá, qualquer adversário evitará encarar o rubro-negro no Barradão. O time comandado por Léo Condé está invicto no estádio há mais de oito meses. A última derrota do Leão como mandante foi lamentada no primeiro semestre de 2023, em 11 de junho, quando perdeu para o Criciúma, por 1x0, na 12ª rodada da Série B do Brasileiro. A invencibilidade dentro dos próprios domínios já dura 17 jogos: três empates e 14 vitórias, a mais recente saboreada diante do Bahia, em jogo que contou com duas viradas.

O Vitória mostrou sua força logo após cinco minutos de bola rolando, quando Osvaldo abriu o placar no Barradão. Thaciano e Everton Ribeiro viraram o jogo para o Bahia antes do intervalo, mas o Leão voltou para o segundo tempo decidido a fazer a alegria da galera da arquibancada. E fez. Osvaldo marcou o segundo para igualar o marcador e Alerrandro deu números finais ao confronto ao deixar o dele também.

“Corra do Vitória, City!", recomendou o presidente do Vitória, Fábio Mota, após o clássico, ainda no gramado do Barradão. Eufórico, o dirigente mandou recado ao Grupo City, que administra o futebol do Bahia. "Aqui é time de macho, de homem. O tostão gostou do milhão", encerrou.

A sequência invicta do Vitória no Barradão aponta ataque e defesa confiantes nos jogos dentro de casa. Nos 17 jogos, o Leão balançou as redes adversárias 28 vezes e sofreu apenas seis gols. O aproveitamento nesse período é de 88,2%.

Na atual temporada, o rubro-negro jogou quatro vezes como mandante e venceu todas elas. Além do Bahia, derrotou também Bahia de Feira (1x0) e Juazeirense (3x0) no Campeonato Baiano. Fez o mesmo com o ABC (3x1) na Copa do Nordeste. Osvaldo já marcou quatro gols no Barradão este ano. Alerrandro é o vice-artilheiro, com dois tentos comemorados no estádio. Caio Dantas, Camutanga, Willian Oliveira e Caio Vinícius anotaram um gol cada.

Sintonia em campo e na arquibancada. No ano passado, o apoio da torcida foi fundamental para que o Leão conquistasse o título da Série B do Brasileiro e, consequentemente, o retorno à elite do futebol nacional. No último domingo, a nação rubro-negra mostrou sua força mais uma vez, ao lotar o Barradão. No domingo, 30.727 pagantes foram ao estádio empurrar o time no Ba-Vi.

“A gente sabe da força da equipe deles, mas a gente sabe mais ainda da força que temos aqui dentro. Mais uma vez a gente viu a torcida empurrar, como é de costume, para fazer a gente virar esse jogo difícil”, valorizou o atacante Alerrandro, após o apito final do clássico. “Foi determinante a torcida aplaudindo a equipe após o primeiro tempo. O vestiário foi bom no intervalo”, pontuou o técnico Léo Condé.

Por determinação do Ministério Público, o clássico teve presença apenas de torcedores do Vitória. Foi o maior público do Barradão em 2024. Nesses dois primeiros meses do ano, o maior registrado havia sido na vitória contra o Bahia de Feira, quando 11.929 pessoas estiveram no santuário.

“Sinergia aqui é muito grande. A torcida deu show, incentivou o tempo inteiro. Fantástico. A equipe está construindo esse voto de confiança. A torcida vem porque o time se entrega. O Vitória briga o tempo inteiro, compete”, destacou Léo Condé.

O Vitória vai tentar melhorar as estatísticas e botar outros dois adversários para correr no Barradão. O rubro-negro vai disputar duas partidas seguidos em casa. Na quarta-feira (21), às 19h, o Leão recebe o Náutico, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, competição em que ocupa a 5ª colocação do Grupo A, com quatro pontos. Depois, no domingo (25), às 18h30, enfrenta o Atlético de Alagoinhas, na 8ª rodada do Campeonato Baiano. No estadual, o rubro-negro está na 3ª posição, com 13 pontos.

“Nsses dois jogos em casa é manter a base, talvez fazer uma ou outra alteração. São jogos implorantes. Queremos recuperar a Copa do Nordeste e no jogo de domingo a gente quer encaminhar a classificação para a próxima fase (do Campeonato Baiano)”, projetou o técnico Léo Condé.