Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Defesa sólida vira trunfo do Bahia na briga pelos primeiros lugares do Brasileirão

Esquandrão é dono da segunda melhor defesa da competição

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 9 de abril de 2026 às 06:30

Time do Bahia
Time do Bahia Crédito: Letícia Martins/ECB

O Bahia tem, até aqui, apenas o 11º melhor ataque do Campeonato Brasileiro Série A, com 13 gols marcados em nove jogos, um desempenho ofensivo apenas mediano, sobretudo quando comparado às equipes do topo da tabela. Ainda assim, graças à consistência defensiva, o time se mantém entre os primeiros colocados.

Na 5ª posição, com 17 pontos, o Tricolor possui a segunda melhor defesa da competição, com apenas nove gols sofridos, mesma marca do Flamengo, ficando atrás apenas do São Paulo, que sofreu sete gols. Além disso, o Bahia lidera, ao lado do Bragantino, o número de jogos sem ser vazado: quatro partidas com a defesa intacta.

Corinthians 1x2 Bahia - 1ª rodada por Rafael Rodrigues/ECB

Esse desempenho é reflexo de um sistema defensivo que funciona bem coletivamente. De acordo com o Sofascore, o Bahia lidera o campeonato em cortes por jogo (30,1), além de ocupar a quinta posição em desarmes (16,1) e interceptações (9,1). O dado mais interessante, porém, é que esses números não se concentram apenas nos jogadores da linha defensiva, mas são distribuídos por toda a equipe.

Entre os zagueiros, poucos aparecem entre os líderes individuais da posição. A exceção é Gabriel Xavier, com média de 6,6 cortes por jogo, o sexto melhor zagueiro do campeonato no quesito. Já nas laterais, Luciano Juba se destaca: é o terceiro em cortes (5,3 por jogo) e o oitavo em interceptações (1,3).

No meio-campo, Nicolás Acevedo aparece entre os principais volantes do campeonato, mesmo tendo atuado recentemente como lateral-direito. Ele lidera em desarmes (2,8 por jogo), é o segundo em cortes (3,4) e o décimo em interceptações (1,4). Já Everton Ribeiro também contribui defensivamente: tem a maior média de desarmes entre os meias (2,2), além de ser o terceirem interceptações e o nono em cortes.

No ataque, o comprometimento sem a bola também chama atenção. Everaldo é o centroavante com a maior média de cortes por jogo (1,7) e o segundo em Desarmes (1,1) e interceptações (0,6). Pelos flancos do ataque, Pulga é o quinto em média de desarmes e interceptações entre os pontas pela esquerda e o Kike Oliveira é o quinto em média de desarmes entre os pontas pela direita.

Esse conjunto evidencia que o Bahia funciona defensivamente por meio do esforço coletivo. No entanto, apesar dos bons números, ainda há pontos a evoluir. Entre as equipes do G-5, o Tricolor é o que mais concede finalizações: 14,1 por jogo (127 no total). Também lidera, ao lado do Fluminense, o número de chutes no alvo sofridos (4,1 por partida).

Isso indica que o time depende, em certa medida, do desempenho dos goleiros e da ineficiência dos adversários para manter os números defensivos baixos. Não por acaso, Ronaldo, antes de se lesionar, era vice-líder em “gols evitados” no Sofascore — métrica baseada em gols esperados (xG). Ele evitou 3,31 gols, ficando atrás apenas de Léo Vieira, que acumula 3,69 gols evitados, considerando também seus jogos pela Chapecoense.

Elenco do Bahia treina em preparação para encarar o Mirassol por Rafael Rodrigues/ECB

Buscando equilibrar melhor o desempenho, tanto defensivo quanto ofensivo, o técnico Rogério Ceni comandou, nesta quarta-feira (8), no CT Evaristo de Macedo, o segundo treino consecutivo visando o confronto contra o Mirassol, marcado para sábado (11), no Estádio Maião, pela 11ª rodada do Brasileirão. Nesta quinta-feira (9), a equipe dá sequência à preparação com o penúltimo treino antes da partida.

Tags:

Bahia Campeonato Brasileiro