Dois homens morrem durante prova do Ironman na Irlanda

Acidentes fatais aconteceram em trecho de natação, que teve etapa adiada por tempestade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2023 às 15:50

Dois homens morreram no trecho da natação no Ironman Cork
Dois homens morreram no trecho da natação no Ironman Cork Crédito: RTÉ News/Reprodução

Dois homens morreram enquanto competiam em uma prova do Ironman realizada em Youghal, no sul da Irlanda, no último domingo (20). Os acidentes fatais aconteceram no trecho da natação. Ambos os atletas chegaram a ser atendidos por socorristas em diferentes partes da praia, mas não resistiram.

As informações são do jornal Irish Examiner. De acordo com o veículo, as mortes ocorreram em momentos distintos da competição na água. Um dos homens tinha em torno de 60 anos e era natural do Canadá. O outro tinha idade próxima de 40 anos e morava na Inglaterra. 

O Ironman Cork estava programado inicialmente para acontecer no sábado (19), mas foi adiado para o dia seguinte por causa de uma tempestade. Ainda segundo o Irish Examiner, vários participantes reclamaram das más condições da água. Alguns atletas teriam gritado por ajuda durante a prova, enquanto outros desistiram de competir e deram meia-volta.

"As ondas estavam nos esmagando", disse uma pessoa ao veículo, chamando o mar de "assustador". Por causa das condições da água, o trecho da natação chegou a ser encurtado de 3,8km para 1,9km. A prova ainda teve 90km de ciclismo e 21,1km de corrida.

Em nota, a organização do Ironman Cork lamentou as fatalidades.

"Estamos profundamente tristes em confirmar a morte de dois participantes. Durante a parte de natação da prova de domingo, o pessoal de segurança prestou atendimento médico imediato ao reconhecer que os atletas precisavam de assistência. Compartilhamos nossas maiores condolências com as famílias e amigos dos atletas e continuaremos a oferecer nosso apoio neste momento tão difícil. Agradecemos ao pessoal de segurança e aos socorristas que trabalharam rapidamente para fornecer assistência médica aos atletas", diz o comunicado.