FÓRMULA 1

Ferrari contrata chefe e engenheiro da Mercedes para trabalhar com Hamilton em 2025

Piloto inglês defenderá a escuderia italiana a partir da próxima temporada

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 13 de maio de 2024 às 18:42

Lewis Hamilton guardou segredo até mesmo de sua família sobre acerto com Ferrari
Lewis Hamilton guardou segredo até mesmo de sua família sobre acerto com Ferrari Crédito: Jay Hirano Photography/Shutterstock.com

O projeto da Ferrari de voltar a brigar pelo título dos Mundiais de Pilotos e de Construtores na Fórmula 1 para a próxima temporada vai além da contratação do pentacampeão Lewis Hamilton. Nesta segunda-feira, a escuderia italiana anunciou acerto com mais dois profissionais da Mercedes: Jerome d'Ambrosio e Loic Serra.

"A Scuderia Ferrari HP tem o prazer de anunciar que está fortalecendo ainda mais a equipe com a chegada de Loic Serra e Jerome d'Ambrosio, ambos vindos da equipe Mercedes AMG F1", anunciou o a Ferrari, informando que a dupla começa a trabalhar em Maranello no dia 1º de outubro.

D'Ambrosio será vice-diretor da equipe depois de deixar o cargo de chefe do programa de jovens pilotos da Mercedes. E vai se reportar para o chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur e ainda assumirá o papel de chefe da Scuderia Ferrari Driver Academy, o programa para jovens pilotos da marca de Maranello.

D'Ambrosio também foi Diretor de Equipe da Venturi Racing na Fórmula E. O belga nasceu em 1985 e foi piloto profissional até 2020, com uma vitória na GP2, três na Fórmula E e ainda pilotou 20 GPs de Fórmula 1 de 2011 a 2012. Na Mercedes, trabalhou ao lado do chefe da equipe, Toto Wolff.

Já o diretor de desempenho da Mercedes, Loic Serra, assumirá o cargo de chefe de engenharia de desempenho de chassis da Ferrari Ele vai se reportar ao diretor técnico da equipe italiana, Enrico Cardile, supervisionando diversas áreas, incluindo engenharia de pista, desenvolvimento aeronáutico, operações aeronáuticas e desempenho de veículos.

Além de sua experiência na Mercedes, Loic Serra ainda trabalhou na Michelin e na antiga equipe BMW-Sauber. Nascido na França em 1972, ele formou-se em engenharia mecânica depois de estudar em Aix-en-Provence e Paris.