Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Melhor mandante da Série B, Vitória recebe o Guarani para ficar mais perto do acesso

Leão enfrenta o Bugre neste domingo (15), no Barradão, em um confronto direto por uma vaga na primeira divisão

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 15 de outubro de 2023 às 05:05

Edson Lucas deve ser um dos titulares do Vitória para enfrentar o Guarani
Edson Lucas deve ser um dos titulares do Vitória para enfrentar o Guarani Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

O sonho de voltar à Série A está cada vez mais perto para o Vitória. Mas, para que o objetivo se concretize, não há mais margem para vacilos. Depois de perder do Criciúma na rodada passada, o Leão recebe o rival direto Guarani, e precisa fazer o dever de casa para não ter uma dor de cabeça desnecessária nesta reta final da Série B.

O duelo está marcado para este domingo (15), às 18h, no Barradão. Assim como o rubro-negro, o Bugre também luta por uma vaga na primeira divisão de 2024, e iniciou a 32ª rodada na 4ª posição, com 54 pontos. Já o Vitória é o líder isolado, com 58.

A derrota para o Criciúma por 1x0, no Heriberto Hülse, não chegou a complicar a vida do time do técnico Léo Condé. Ainda são três pontos de gordura para o Sport, o segundo colocado, e uma enorme probabilidade de ascensão: 92,5%, de acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Referência em análises estatísticas no futebol brasileiro, a instituição prevê ainda 56,1% de chances do Leão ser campeão.

Mas não dá para dar mole. Afinal, a rodada passada terminou com uma distância menor para o 5º colocado, que passou de sete para cinco pontos. E há ainda há mais quatro confrontos diretos pela frente após o Guarani: Juventude, Vila Nova, Novorizontino e Sport. Além deles, o time enfrenta Sampaio Corrêa e Chapecoense.

“Agora, mais do que nunca, o planejamento é sempre o foco no próximo jogo. São sete grandes decisões que vamos ter pela frente”, disse o técnico Léo Condé.

Para fazer bonito e ficar ainda mais perto da Série A, o Vitória contará com a força do Barradão. O Leão é o melhor mandante desta Segundona, com um aproveitamento de 82,2%. Em 15 jogos no seu estádio, ganhou 12, empatou um e perdeu apenas dois. A última derrota, aliás, aconteceu há mais de quatro meses, no dia 11 de junho, para o Criciúma.

Outro marco impactante está na força de sua defesa em casa. Já são mais de 630 minutos sem sofrer gols na Toca, saindo ileso nos últimos sete duelos. “Acredito que tem que ser o Vitória como vem sendo ao longo de toda competição. Um time equilibrado, que vai buscar se impor jogando em casa. Mas, acima de tudo, bem estruturado para não ofertar contra-ataque para o adversário”, projetou Condé.

O Guarani, por sua vez, é o 8º melhor visitante. Até aqui, acumula quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 40%. Na última vez que enfrentou um rival longe de seus domínios, se deu mal: perdeu por 1x0 para o CRB, no estádio Rei Pelé.

Escalação

Léo Condé fez mistério sobre a possível presença de Giovanni Augusto entre os titulares. Recuperado de fratura na costela, o jogador participou da reta final na derrota para o Criciúma e pode ganhar uma chance entre os 11 primeiros diante do Guarani. Se isso acontecer, Matheusinho perderá a posição no meio-campo.

O técnico, porém, segue com dois desfalques para a partida. O lateral direito Zeca e o volante Matheus Trindade, que se recuperam de lesão, ainda não farão seus respectivos retornos.

A tendência é que o técnico repita a escalação que enfrentou o Criciúma: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Wagner Leonardo e Édson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho (Giovanni Augusto); Osvaldo, Léo Gamalho e Iury Castilho.

Pelo lado do Guarani, o técnico Umberto Louzer terá o retorno de Alan Santos. O zagueiro - que fez parte do elenco rubro-negro na temporada passada - foi desfalque do Bugre nos dois últimos jogos por lesão na panturrilha esquerda. Apesar de estar liberado, ele deve começar no banco, com Walber ao lado de Lucão mais uma vez. No ataque, Bruno José deve ser um dos titulares.

Assim, o provável time do Guarani tem: Pegorari, Diogo Mateus, Lucão, Walber (Alan Santos) e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno e Bruninho; João Victor, Bruno José e Derek.