Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mergulho e canoagem havaiana: clube de Salvador oferece passeios em meio à chuva no outono

Segundo a gestora do clube Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, chuvas esparsas da estação não atrapalham a busca pelo lazer em atividades marítimas.

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 17 de abril de 2025 às 14:29

Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a
Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a Crédito: Divulgação

Praias lotadas, espetinhos e canoas havaianas em alto mar são retratos típicos do litoral baiano. Na popular “estação das frutas” (20 de março a 20 de junho), quem esperava um tempo frio, se surpreendeu. Para os esportistas marítimos, as condições desfavoráveis para as chuvas em toda região Nordeste são as boas novas do Prognóstico Climático de Outono.

Apesar do quadro pluviométrico, a gestora Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, explica que no outono, as temperaturas permanecem elevadas e as chuvas são curtas e irregulares. Dessa forma, a Baía de Todos os Santos ainda se mantém, nessa estação, como local propício à prática de esportes náuticos.

“A chuva, que ocorre de forma esparsa no outono, não atrapalha a atividade pois somente a condição de ventos fortes, raios ou relâmpagos inviabilizam a programação. Remamos em águas abrigadas dentro da Baía de Todos os Santos, que são condições de águas calmas, tranquilas e quentes, mesmo nesta estação do ano”, pontua.

A explicação está baseada na proximidade da Baía de Todos os Santos com a Linha do Equador. As variações pouco visíveis nas estações do ano ocorrem devido à posição constante da região em relação ao Sol ao longo do ano, o que resulta em pouca diferença entre inverno, verão, primavera e outono. No entanto, à medida que se afasta do Equador, as mudanças sazonais tornam-se mais nítidas.

Com atividades profissionais e recreativas, o Clube Kaiaulu Va’a oferece uma alternativa saudável para quem busca se conectar com a natureza. A prática, que atrai desde iniciantes até atletas de alto nível, popularizou-se como opção de lazer entre amigos e famílias.

Lorena ressalta que o clube também realiza diariamente estudo das condições climáticas antes da realização das atividades. “Nossa equipe é composta por profissionais extremamente competentes e qualificados. Apesar de conhecermos o ‘outono baiano’, sempre realizamos a observação do mar, das correntes e dos ventos, para realizar a atividade em segurança, seguindo todas as regras de navegação da capitania dos portos e da marinha, inclusive com uso de coletes”, informa.

Para garantir a diversão e a prática esportiva, a Kaiaulu Va’a preparou ainda mais uma novidade para enriquecer a experiência dos baianos: o flutuador, desenvolvido especialmente para mergulhos e registros fotográficos em cenários da Baía de Todos os Santos.

Com a mudança das estações, o clima fresco faz o corpo queimar mais calorias para se aquecer, tornando o outono ideal para a prática de exercícios físicos. Além disso, para quem deseja se aventurar na canoagem havaiana e outras modalidades do remo, é possível experimentar o nascer do sol em pleno mar.

“Remar na Baía de Todos os Santos é um privilégio e uma satisfação imensa. Podemos apreciar diariamente a natureza do nascer ao pôr do sol e ter uma vista panorâmica da nossa cidade, de um ângulo único. É maravilhoso compartilhar essas experiências e emoções com nossos alunos”, conclui.